Emily Nery, para o Jornal do Carro

23/12/2020 - 4 minutos de leitura.

FCA e PSA recebem a aprovação antitruste da União Europeia para fusão

Passo mais importante para fusão de FCA e PSA foi aprovado pela UE, com condições para proteção da concorrência de comerciais leves

FCA e PSA ainda não divulgaram o novo logo que irá representar o Grupo Stellantis, que nasce com a fusão de ambas Crédito: Harold Cunningham e Daniel Roland/AFP

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Os reguladores antitruste da União Europeia aprovaram a fusão dos Grupos PSA e FCA para criação da Stellantis. A união, que envolve nada menos que US$ 38 bilhões, preocupava o bloco por causa da concorrência de comerciais leves.

Como resultado, o holding será o segundo maior grupo automotivo da Europa. Ele tomará o lugar que hoje pertence a Renault, e ficará atrás da gigante Volkswagen. O grande embate, no entanto, está no segmento das vans e veículos comerciais.

Continua depois do anúncio

Embate dos utilitários comerciais

Para a fusão ocorrer, a entidade estabeleceu que a PSA deverá prorrogar o acordo de cooperação com a Toyota. Além disso, a empresa deverá baratear às taxas de transferência de veículos, peças sobressalentes e acessórios para a fabricante japonesa.

Assim, a UE busca proteger o comércio de vans da concorrência no continente. O órgão teme que a Stellantis domine o segmento de comerciais leves com 34% do mercado. Por último, deverá facilitar o acesso de outras montadoras às redes de manutenção de ambas às empresas. Dessa forma, cabe a Ford e a Renault ficarem com 16% do mercado para cada uma e 12% para Volkswagen.

Em um comunicado à imprensa, a vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou: “Podemos aprovar a fusão da Fiat Chrysler e da Peugeot SA porque seus compromissos facilitarão a entrada e a expansão no mercado de pequenas vans comerciais”


O Grupo PSA domina a venda de vans na Europa Divulgação/Peugeot

Fusão deverá ser concluída no 1º trimestre de 2021

De certo, essa aprovação foi o obstáculo mais difícil para a formação da Stellantis. Agora, os acionistas irão votar sobre a criação da empresa. Então, espera-se que as negociações se concluam até o final do 1º trimestre de 2021.

Com doze marcas, o grupo se tornará o quarto maior fabricante automotivo do mundo. À sua frente, ficarão a Renault-Nissan-Mitsubishi, Grupo Toyota e do Grupo Volkswagen.


Então, montadoras como Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep, Ram, Maserati, Dodge e Alfa Romeo estarão unidas em um só conglomerado.


Leia Mais


Notícias relacionadas

Notícias

RAM 1500 RHO é picape vitaminada com 548 cv ao estilo Ranger Raptor

Notícias

Omoda e Jaecoo, da Chery, começam a vender em agosto no País

Notícias

Honda WR-V híbrido flex 2025: como é a nova geração do SUV

Notícias

Caoa Filho revela Tiggo 9 no Salão de Pequim; veja as estreias

OFERTAS 0KM
R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

De R$ 149.990 por R$ 132.990,00

Hyundai Creta Limited Safety

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

VER TODAS AS OFERTAS