Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

06/02/2024 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 07/02/2024 | 9:09

Ferrari faturou 6 bilhões de euros em 2023 com vendas recordes; veja os números

Purosangue, primeiro SUV da marca, e projetos de customização aumentaram as vendas; planos da Ferrari para o futuro incluem um modelo elétrico

Já esgotada no Brasil em pré-venda, Ferrari Purosangue é concorrente direta de Lamborghini Urus e Aston Martin DBX 707 Crédito: Ferrari/Divulgação

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A Ferrari bateu recordes financeiros em 2023, e os principais motivos foram o lançamento de seu primeiro SUV e os projetos de personalização dos carros feitos para clientes mais exigentes. A marca italiana de superesportivos divulgou que seu lucro líquido no ano passado foi de 1,26 bilhões de euros, um crescimento de 34% sobre o ano anterior.


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A venda de carros da montadora subiu 3,3% e chegou a 13.663 unidades, com receita de 6 bilhões de euros (+17%). Esse aumento foi mais significativo após as primeiras entregas do Purosangue, no final do segundo semestre de 2023. 

Além disso, mais de 460 milhões de euros desse crescimento nos lucros veio da venda de modelos mais caros em mercados de China e EUA, muitos customizados com pintura especial e pinças de freios coloridas, por exemplo. Assim, o preço médio de uma Ferrari subiu para 397 mil euros (cerca de R$ 2,12 milhões na conversão direta), um recorde para a empresa.

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Vagner Aquino/Estadão

Modelos mais lucrativos da Ferrari

Entre os carros que mais contribuíram para aumentar o lucro anual da Ferrari estão os superesportivos híbridos 296 GTB e SF90, além da versão conversível da Roma, a Spider. Aliás, cerca de 44% dos carros vendidos da montadora no ano passado são híbridos. 

Mas, sem dúvida, a estreia da Purosangue superou as expectativas da marca. Logo que as reservas foram abertas, a procura foi tão grande que acabaram com o estoque do SUV até o final de 2025. Com um motor V12 aspirado de 725 cv, o modelo custa R$ 7,4 milhões no Brasil.


Ferrari/Divulgação

A empresa prometeu ainda lançar um esportivo elétrico no próximo ano, mas não planeja abandonar carros a combustão ou híbridos em um futuro próximo. Até a bateria será produzida pela montadora, segundo as declarações.

“Os resultados recordes de 2023, as expectativas que temos para 2024 e nossa excepcional carteira de encomendas nos permite olhar para metas mais ambiciosas estabelecidas para 2026 com confiança renovada”, disse Benedetto Vigna, CEO da marca.


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