Você está lendo...
Ferrari diz que supercarros elétricos da marca não serão silenciosos
Notícias

Ferrari diz que supercarros elétricos da marca não serão silenciosos

CEO da Ferrari declarou que futuros esportivos elétricos vão transmitir a mesma emoção aos clientes que os carros a combustão

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

25 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Ferrari SF90 Stradale chega ao Brasil
Ferrari SF90 Stradale é um dos poucos modelos híbridos na linha da marca italiana
Crédito:Leo Sposito/Divulgação

Apesar de ainda não termos uma Ferrari elétrica, a montadora deve apresentar um modelo dessa categoria em breve, provavelmente no segundo semestre de 2025. Tanto que a empresa italiana vai abrir uma nova fábrica em Maranello, sua cidade natal, em julho para a fabricação de motores elétricos e baterias.



Um dos maiores questionamentos dos amantes da Ferrari, entretanto, diz respeito ao ronco do motor, já que poucas fabricantes automotivas no mundo têm uma identidade tão forte ligada a esse ruído. Mas em entrevista ao canal CNBC, o CEO da marca, Benedetto Vigna, prometeu que a Ferrari vai continuar a oferecer aos clientes de carros elétricos a mesma experiência única obtida com seus modelos a combustão. 

Ou seja, os futuros superesportivos da marca devem usar barulhos artificiais, chamados de “assinaturas sonoras”, para mexer com as emoções do motorista. O uso de som sintetizado em carros elétricos não é novidade. A Abarth faz isso com o 500e, e o Dodge Charger Daytona, que chega em breve, usará solução semelhante para imitar o som de seu clássico V8. Ainda não está claro, contudo, se a Ferrari vai tentar reproduzir o ruído de seus V8 e V12 ou tentar algo totalmente novo.

Publicidade


Ferrari 296 GTB
Ferrari/Divulgação

Ferrari resiste à eletrificação

Ainda de acordo com Vigna, cerca de 60% das vendas da montadora deverão ser de carros eletrificados (híbridos e elétricos) até 2026. Atualmente, os modelos 296 GTB – que o Jornal do Carro já acelerou -, 296 GTS, SF90 Stradale e SF90 Spider recebem conjunto híbrido. A substituta da LaFerrari, prevista para estrear neste ano, deve aumentar essa participação.

O executivo também declarou que carros elétricos nunca terão 100% de participação de mercado, especialmente no segmento de alto luxo. Ele acredita que modelos elétricos, híbridos e a combustão vão continuar a coexistir ainda por um bom tempo. E essa não é só a opinião da Ferrari, já que sua rival e compatriota Lamborghini também não pretende abrir mão de seus motores V12 tão cedo, desde que a legislação permita. Combustíveis sintéticos podem ajudar a prolongar essa virada para a eletrificação total.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Mercedes-AMG G63 é o jipão dos sonhos para acelerar e ser visto
Deixe sua opinião