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Lamborghini Huracán Sterrato, esportivo off-road, chega ao Brasil; veja o preço
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Lamborghini Huracán Sterrato, esportivo off-road, chega ao Brasil; veja o preço

Inusitada versão do superesportivo para rodar na terra terá apenas três unidades no País; Lamborghini quer crescer no mercado brasileiro

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

20 de mar, 2024 · 6 minutos de leitura.

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Lamborghini Huracán Sterrato
Lamborghini Huracán Sterrato terá apenas 3 unidades no Brasil
Crédito:Thais Villaça/Estadão

Apresentado em novembro de 2022, o Lamborghini Huracán Sterrato faz sua estreia em terras brasileiras. A inusitada versão off-road de um dos superesportivos mais cobiçados do mundo chega ao País em apenas três unidades – das 1.499 fabricadas para abastecer o mercado global. Cada uma custa R$ 4,4 milhões, de acordo com a Via Itália, importadora oficial da marca por aqui.



A montadora italiana, aliás, passa por um ótimo momento. Em 2023, registrou recordes de venda e lucros, entregando pela primeira vez em sua história mais de 10 mil carros mundo afora. O faturamento chegou a 2,66 bilhões de euros, com lucro líquido de 723 milhões de euros, afirma Stephan Winkelmann, CEO mundial da empresa. E o Brasil está na mira desse crescimento, apesar de ainda ser um mercado muito pequeno para a marca. Nos últimos dois anos, foram entregues cerca de 60 unidades por aqui, mas executivos da empresa acreditam que há potencial para quintuplicar esse volume.

Lamborghini Huracán Sterrato
Thais Villaça/Estadão

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Agora a Lamborghini se prepara para a hibridização de sua linha. No ano passado, a montadora revelou seu primeiro híbrido plug-in, o Revuelto, e prepara o lançamento do Urus com a mesma tecnologia no Salão de Pequim (China) no próximo mês. Em seguida, o Huracán também terá o auxílio de um motor elétrico. Dessa forma, toda a linha será híbrida em 2025, com redução de 40% nas emissões. Já entre 2029 e 2030 será a vez da estreia do primeiro elétrico da marca.

Lamborghini Huracán Sterrato
Lamborghini/Divulgação

Conheça o Lamborghini Huracán Sterrato

Quando se pensa em um Lamborghini preparado para ralis, o Urus vem imediatamente à cabeça por ser um SUV. Mas não é o caso. A marca italiana resolveu transformar o Huracán em um carro para rodar na terra. E é preciso ter coragem para levar um superesportivo multimilionário para enfrentar valetas, pedregulhos e afins em um percurso fora de estrada. Afinal, ele pode ter preparação para ficar mais robusto, mas ainda não opera milagres. Entretanto, o pioneirismo de um esportivo off-road não é da Lambo, já que a Porsche apresentou primeiro o 911 Dakar com a mesma receita.


Mas vamos às principais mudanças. No visual, o Sterrato tem caixas de rodas avantajadas na cor preta, rack de teto, saias laterais, difusor no para-choque traseiro e skidplates de alumínio. É possível incluir luzes auxiliares de LED no para-choque dianteiro (que não foi o caso na unidade apresentada por aqui).

huracán sterrato
Lamborghini/Divulgação

Já entre as adaptações mecânicas, a suspensão é 4,4 cm mais alta na comparação com o modelo convencional. Ainda em medidas, os ângulos de ataque e saída receberam melhora de, respectivamente, 1% e 6,5%. A Lamborghini também aumentou a bitola dianteira em 30 mm e a traseira em 34 mm. As rodas de 19″ pintadas de preto são calçadas por pneus todo terreno Bridgestone Dueler AT002 feitos especialmente para o esportivo, com medidas 235/40 à frente e 285/40 atrás.


Lamborghini Sterrato
Lamborghini/Divulgação

Desempenho esportivo na terra

O motor do Sterrato já é conhecido em outras versões do Huracán. Trata-se do 5.2 V10 aspirado que entrega 610 cv de de potência e 57,1 mkgf de torque. O câmbio, por sua vez, é automatizado de dupla embreagem de sete marchas e a tração, claro, é integral. Com esse conjunto, o modelo acelera até os 100 km/h em 3,4 segundos e atinge velocidade máxima de 260 km/h, de acordo com a Lamborghini.

Para evitar possíveis apuros em atoleiros, há um sistema de bloqueio do diferencial no eixo traseiro, semelhante ao antigo sistema Locker encontrado em alguns modelos da Fiat. Em comparação com o Huracán EVO, o Sterrato recorre a uma versão atualizada do sistema LDVI (Lamborghini Integrated Vehicle Dynamics), com calibrações específicas aos modos de condução Strada e Sport, além do inédito modo Rally, desenvolvido para condições de baixa aderência.


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