A Ferrari acaba de lançar a SF90 XX, uma versão especial do superesportivo. Entretanto, diferente de outros modelos da linha XX, que era exclusivos para as pistas, essa edição terá produção e poderá andar nas ruas. De acordo com a marca, são duas versões. A SF90 XX Stradale terá 799 unidades produzidas. Enquanto isso, a SF90 XX Spider conversível terá limitação de 599 unidades.
Seja como for, ambas mantêm o conjunto que une o motor 4.0 V8 biturbo a três propulsores elétricos (dois no eixo dianteiro e um entre a transmissão e o eixo traseiro). No entanto, ele foi recalibrado para entregar mais desempenho. Ao todo, são 1.030 cv de potência, contra os 986 cv da SF90 Stradale “comum”. Conforme a marca, o V8 recebeu 17 cv a mais, passando de 780 cv para 797 cv.
O que mudou?
Para alcançar esse desempenho, a Ferrari fez alguns ajustes. O polimento dos dutos de admissão e escape, por exemplo, auxiliaram na maior eficiência. Além disso, a fabricante também aumentou a taxa de compressão e o sistema de ar secundário foi removido. Assim, reduziu o peso do motor em 3,5 kg. Vale lembrar que o câmbio permanece o automático de dupla embreagem com oito marchas.
Além disso, os motores elétricos também passaram por alguns ajustes. Assim, combinados, oferecem uma potência de 233 cv. De acordo com a marca, a bateria permanece de 7,9 kWh. Em relação aos números, o superesportivo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos, além de alcançar uma velocidade máxima de 320 km/h. No modo elétrico, a Ferrari SF90 XX pode rodar 25 km e alcançar até 135 km/h de velocidade.
Novo Ferrari SF90 XX é mais agressivo
Em relação ao visual, a Ferrari fez algumas alterações na SF90 XX Stradale. E parece um carro de corrida. O visual ficou mais agressivo por conta do novo difusor dianteiro, que oferece 45 kg de downforce. Além disso, a carroceria recebeu um novo desenho com mais vincos e linhas, bem como rodas de 20″. A Ferrai também aproveitou para adicionar alguns dutos de ar na dianteira e na traseira. Dessa forma, melhor a aerodinâmica do carro. No entanto, um dos focos é a grande asa fixa na traseira. Todas as alterações, dessa forma, geram 530 kg de downforce quando o carro estiver a 250 km/h.
Na cabine, não houve grandes mudanças. Entretanto, há presença de muita fibra de carbono no painel de instrumentos, que auxilia na redução de peso. Além disso, os bancos esportivos são revestidos em Alcantara. Vale dizer que, na versão Spider, que é conversível, o teto pode ser aberto completamente em 14 segundos, de acordo com a Ferrari.
O Jornal do Carro também está no Instagram!