Fiat Argo e Volkswagen Gol chamam a atenção nos resultados parciais de março. De 1º a 16 deste mês, um deles despencou no ranking de vendas. O outro decolou.
Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O Gol é o modelo que, por enquanto, está se destacando no ranking de vendas. De 1º a 16 de março, o modelo foi o quarto carro mais vendido do Brasil.
Em fevereiro, o Gol foi mal. Ele obteve somente a 11ª posição entre os mais emplacados. Foi a primeira vez em meses que o modelo da VW, maior líder da história do Brasil, ficou fora da lista dos dez mais vendidos.
De 1º a 16 de março, o Gol somou 2.904 emplacamentos. Ficou atrás de Onix, HB20 e Ka.
Veja também: coisas que não evoluíram nos carros
RADIADOR
O radiador, no passar dos anos, continua o mesmo e de outras maneiras o sistema de arrefecimento tem sido melhorado, especialmente para carros de alto desempenho
CHAVE DE SETA
Elas ficaram mais robustas, tem formato diferente, mas contiuam do mesmo jeito no quesito função.
DESEMBAÇADOR
O desembaçador traseiro também não mudou desde que foi implantado. O sistema que garante a visibilidade, especialmente no vidro traseiro, continua sendo feito de filamentos que são aquecidos para tirar do vidro o embaçado que surge em dias frios ou de chuva
CINTO DE SEGURANÇA
Desde que foi desenvolvido em 1959 por Nils Bohlin, funcionário da Volvo, a evolução do cinto de segurança foi a implantação do sistema autoretrátil, utilizado até hoje. No mais, patentes de tecnologias, como um air bag no próprio cinto, foram divulgadas, mas não entraram em produção, mantendo o sistema, que é importante na segurança dos ocupantes, sem alterações, porém ainda eficiente
LIMPADOR DE PARA-BRISA
Com 104 anos de existência, o limpador de para-brisa mantém a sua essência inalterada. O sistema que retira o excesso de água do para-brisa para que o motorista possa enxergar durante a condução em tempo chuvoso ainda é o mesmo - com uma haste com borracha na ponta e que precisa ser trocada a cada doze meses ou 10 mil km rodados
MACACO
Outro item que não muda com o passar dos anos é o macaco. Com a utilidade de levantar o carro para a troca dos pneus em caso de furos, o componente não teve alterações ou inovações que sejam revolucionárias. O macaco tem diferentes tipos, mas mantém o mesmo padrão se tratando do que pode ser carregado no carro, tem uma rosca sem fim que serve para levantar ou retrair as partes retirando o carro do chão.
LUZES DE LEITURA
As luzes de leitura poderiam fazer a frase "time que está ganhando não se mexe" real. Centralizadas, ou em dois pontos, um à frente e outro para o banco de trás, elas não mudaram ou apresentam inovações. Podem estar ligadas, desligadas e ligar ou não com a abertura das portas. Ajudam a encontrar chaves, documentos e moedas dentro do veículo. A maior ainda não adotou LEDs
Fiat Argo
O Fiat Argo está indo, em março, na contramão do Gol. Em fevereiro, o hatch lançado em 2017 obteve seu melhor resultado, com a quarta colocação no ranking de vendas.
Agora, o Fiat Argo despencou no ranking de vendas. De 1º a 16 de março, foi o 15º carro mais vendido do País. Ele somou no período apenas 1.684 emplacamentos.
Vídeo da semana: Teste do novo Mercedes-AMG C 63 S, o ‘monstro’ do dia a dia
Com o resultado, o Fiat Argo fica atrás de todos os principais rivais. Entre eles o Polo, que no período foi o sétimo carro mais emplacado do País, em empate com o Prisma. O VW e o Chevrolet tiveram 2.466 exemplares comercializados.
O Fiat Argo ficou atrás até mesmo do veterano Volkswagen Fox.
Já o Yaris, 19º mais vendido no período, não está muito distante do Fiat Argo: soma 1.506 emplacamentos.
Outros resultados
O Onix mantém a liderança de 1º a 16 de março. O curioso é que, pela primeira vez em meses, sua vantagem para o segundo colocado, HB20, não é um “abismo”.
No período, o Chevrolet somou 6.187 emplacamentos e o Hyundai, 4.911. O terceiro colocado, Ka, tem 3.785 unidades vendidas.
Chama a atenção também, no acumulado de março, uma ausência na lista dos dez mais vendidos. Trata-se do Volkswagen Virtus.
VÍDEO RELACIONADO: O segredo do sucesso do Chevrolet Onix