Você está lendo...
Fiat confirma nome Fastback para o SUV rival de Creta, Nivus e Tracker
Mercado

Fiat confirma nome Fastback para o SUV rival de Creta, Nivus e Tracker

Fiat Fastback, novo SUV nacional da marca italiana, estreia no segundo semestre com motores turbo flex e com estilo cupê; base será do Pulse

Diogo de Oliveira

10 de jun, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat Fastback
Projeção mostra como deve ficar o Fiat Fastback, que estreia no fim de 2022
Crédito:Kleber Silva/K Design

A Fiat confirmou o que já se esperava desde novembro de 2018. A marca italiana vai lançar o seu segundo SUV feito no Brasil. E o nome dele será Fastback, tal como o conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano. Com a proximidade do lançamento, que será agora no segundo semestre, a montadora confirma, portanto, o batismo e começa a divulgar detalhes do inédito SUV que será feito em Betim (MG).

De início, o Fastback foi referenciado como o SUV da picape Toro. Pois em relação ao design ele será. A Fiat promete impactar o mercado de SUVs com um utilitário de visual esportivo e marcante, com silhueta de cupê. Ao mesmo tempo, o modelo usará a plataforma modular MLA que serve ao compacto Pulse. Por isso, terá tamanho similar ao do rival Volkswagen Nivus, crossover derivado do Polo que tem proposta semelhante e mede 4,26 metros.

Creta, Nivus e Tracker na mira

Posicionado acima do Pulse, o Fiat Fastback vai inserir a marca italiana na disputa entre os SUVs compactos com até 4,30 metros de comprimento. A categoria é a que concentra as vendas de utilitários, com Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Honda HR-V, Nissan Kicks, Volkswagen T-Cross e Nivus, entre outros. Por causa disso, o novo SUV feito em Minas Gerais promete ter mais espaço no banco traseiro, bem como no porta-malas.

Publicidade


Fiat Fastback
Flagra feito em março revelou painel do Fiat Fastback (@fca_fan_brazil/Instagram)

Mas não é só. Além do visual impactante e do maior espaço interno, o Fastback apostará alto na sofisticação eletrônica. É o que mostra o flagra do painel do modelo, que publicamos aqui no Jornal do Carro em março. A imagem revela diferenças em relação ao Pulse, sobretudo no console entre os bancos dianteiros, que tem novos recursos, como o freio eletrônico de estacionamento. É possível ver também o acabamento em black piano.



Fiat Fastback
Kleber Silva/K Design

Fastback terá só motores turbo

Por fim, a mecânica vai acompanhar a proposta. Sob o capô, o Fiat Fastback vai trazer apenas os motores turbo flex da Stellantis. Ou seja, as versões de entrada terão o 1.0 turbo de três cilindros e injeção direta, que é atualmente o mais potente da cilindrada, com até 130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque máximo a 1.750 rpm. Ele virá combinado ao câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas e oferece modo Sport, tal como no Pulse.

Mais acima, no topo da gama, o Fastback terá o motor 1.3 turbo flex, já disponível na picape Toro e nos SUVs da Jeep. Ele gera até 185 cv de potência com etanol e um torque de 27,5 mkgf com ambos os combustíveis. Nos modelos citados, o motor trabalha com o câmbio automático tradicional de seis marchas e tem tração dianteira. Assim, espera-se que o novo SUV da Fiat traga o mesmo conjunto, já ajustado para o Proconve L7.

Fiat Fastback
Fiat/Divulgação

Conectado e com recursos semiautônomos

Na mesma trilha do Pulse, o Fiat Fastback também herdará do irmão menor todas as tecnologias mais modernas. Ou seja, o painel do SUV-cupê terá duas telas, com um display de 7″ no quadro de instrumentos, e a tela de 10,1″ para a central multimídia. O equipamento terá conexão sem fio com os sistemas Android Auto e Apple Carplay, bem como virá conectado à internet com chip próprio fornecido pela operadora Tim.

Outro trunfo será a oferta dos assistentes semiautônomos de condução. Por exemplo, o Fastback terá frenagem automática de emergência, que promete evitar colisões no trânsito, com detector de pedestres e ciclistas. Bem como o assistente de permanência em faixa, que esterça o volante para corrigir a trajetória, e o ajuste automático dos faróis – que terão iluminação Full LEDs. Outro destaque é o controle de tração TC+ para encarar lama e terra.

O lançamento do Fiat Fastback é esperado para o último trimestre de 2022.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião