Você está lendo...
Segredo: novo Hyundai HB20 vai mudar de visual e atualizar motor 1.0 flex
Notícias

Segredo: novo Hyundai HB20 vai mudar de visual e atualizar motor 1.0 flex

Reestilização vai mudar bastante o Hyundai HB20 por fora, com inspiração nos modelos mais novos, como i20 e Tucson; mecânica atenderá Proconve

Diogo de Oliveira

06 de jun, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Hyundai HB20
Projeções do designer Kleber Silva mostram possível visual do novo Hyundai HB20 com inspiração no i20 europeu
Crédito:K Design/Estadão

Nos últimos dias, o Jornal do Carro trouxe um especial sobre os novos hatches compactos que estão chegando ao mercado brasileiro. Citroën C3, Fiat Argo e Volkswagen Polo estão a caminho. E a Hyundai também vai atualizar o HB20, seu campeão de vendas. A atual geração do compacto estreou em 2019 e receberá sua reestilização de meia vida.

Para marcar a nova linha, o hatch terá novidades no visual e na mecânica, que será ajustada para os novos limites de emissões e ruídos do Proconve L7. Mas a maior transformação promete ser mesmo no visual, sobretudo na parte externa. A marca vai redesenhar o HB20 com inspiração nos modelos mais novos, como i20 e Tucson.

HB20 flagra
Reprodução/Falando de Carro

Publicidade


Lançamento em julho

Segundo apuração do Autos Segredos, o hatch da marca sul-coreana chegará em meados de julho. E com mudanças na mecânica. A linha 2023 ganhará mais versões com o motor 1.0 turbo TGDI flex e câmbio manual. Além disso, segundo a revista Quatro Rodas, espera-se que o motor 1.0 aspirado de três cilindros receba ajustes para cumprir os novas limites do Proconve. Assim, ganhará potência e torque, e vai baixar o consumo em torno de 10%.

Hyundai HB20
K Design/Estadão

O novo visual

Por ora, foram flagradas unidades com camuflagem pesada. Elas escondem toda a carroceria, mas as projeções que ilustram a reportagem, de autoria do designer Kleber Silva, mostram o que podemos esperar em relação ao estilo. As linhas frontais do novo HB20 prometem inspiração no i20, primo mais rico feito para os europeus. Já a traseira terá inspiração no novo Tucson, que mudou lá fora, mas ainda não veio pelas mãos da Caoa.


Já a traseira terá lanternas em “L” iluminadas com LEDs, o que dará um aspecto mais sofisticado ao hatch. Elas poderão vir conectadas por uma barra que divide a tampa e deixa a traseira com aparência mais robusta. Por dentro, as mudanças ainda são um mistério, já que nenhum flagra do painel foi feito. Entretanto, o novo HB20 pode ganhar painel ao estilo do i20, com as telas do quadro de instrumentos e do multimídia conectadas.



marcas
Hyundai/Divulgação

Bom momento

A linha HB20 vai mudar no momento em que o modelo vive a sua melhor fase no Brasil desde que estreou no fim de 2012 – há quase 10 anos. Com o facelift, a Hyundai quer sobretudo acertar o visual do hatch, que recebeu muitas críticas na época do lançamento, em setembro de 2019. Por isso, podemos esperar por um HB20 mais atraente.


Isso é ótimo para a marca sul-coreana, já que o seu hatch é o automóvel mais vendido do País desde 2021, quando vendeu 86.455 unidades. Em 2022, o compacto continua na dianteira do segmento, com 34.897 unidades emplacadas entre janeiro e maio. Assim, já abre vantagem sobre o rival Chevrolet Onix, que tem 29.901 unidades no período.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Hyundai New HB20S Platinum Plus
Oferta exclusiva

Hyundai New HB20S Platinum Plus

Deixe sua opinião