A corrida pela eletrificação está mais acirrada do que nunca. Nessa semana, o Grupo Stellatins afirmou que a Fiat vai vender somente carros elétricos a partir de 2027. A meta, que serve apenas para a Europa, aponta um prazo ainda menor do que o primeiro estabelecido pela marca italiana, que buscava se tornar 100% elétrica no mercado europeu até 2030.
No anúncio, o grupo apresentou, em paralelo, uma tabela (abaixo) de veículos de baixa emissão de carbono (LEVS) de todas as marcas que pertencem a Stellantis. Nela, a Fiat apareceu com dois veículos, sendo um deles o hatch 500 que está atualmente no mercado. O outro é um modelo ainda não identificado, que, de acordo com as informações, tem previsão de lançamento entre 2022 e 2023.
Além disso, também foram apresentados os resultados do ano de 2021 e, segundo os dados, o 500e foi o modelo elétrico mais vendido no segmento. No total, foram cerca de 44 mil unidades em mais de 12 países da Europa.
Vale dizer que as filiais da Fiat em outras regiões, como por exemplo Brasil, terão estratégias totalmente distintas. Isso acontece, pois as regras de emissões e incentivos políticos são diferentes em cada país. Por isso, cabe a cada local averiguar as possibilidades de lançamento e como aumentar gradativamente o portfólio elétrico.
Possíveis carros elétricos da Fiat
O primeiro modelo da fase eletrificada da Fiat foi o pequeno 500e. O hatch estreou em 2020 na Europa. A nova geração manteve o elo com o passado, com linhas modernas de estilo retrô. Mas, dispõe de uma bateria de 42 kWh, capaz de entregar 118 cv de potência e 22,4 mkgf de torque, e com autonomia para até 320 km.
Lá fora, há mais dois veículos com motor elétrico. No entanto, ambos são comerciais. O primeiro é o e-Ducato, que já está disponível no mercado. Já o segundo é o e-Scudo, que terá estreia nos próximos dois anos e, inclusive, é cotado para o Brasil.
Além desses, as especulações dizem que é bem possível que a marca lance um Panda elétrico, baseado no Centoventi Concept – que possibilita diversas configurações.
A apresentação ainda mostrou que mais lançamentos estão previstos para as outras marcas do grupo. Como é o caso da Citroën, que vai lançar 3 modelos entre 2022 e 2023. Da mesma forma, a Jeep também aparece com dois carros, sendo um deles um híbrido-plug-in e um elétrico. Contudo, nenhum deles possui nome até o momento.