Após a crise dos chips bagunçar o mercado automotivo, as montadoras estão, agora, passando pelo processo de recuperação. E isso ficou muito claro no ranking de vendas de carros 0-km em agosto, que apresentou uma relativa mudança em relação aos outros meses. A Volkswagen, por exemplo, avançou na tabela e ultrapassou a vice-líder Toyota, que estreou na segunda posição em julho. Contudo, a Fiat continua na liderança dominando o pódio.
Fazendo parte do Grupo Stellantis, que ocupou seis posições entre os carros mais vendidos, a marca italiana manteve o trio Strada, Argo e Mobi intacto nas primeiras posições. No entanto, a Jeep, que também faz parte da Stellantis, vem surpreendendo cada vez mais. O Compass, que estava em 7º lugar, subiu para a 4º posição no ranking em agosto.
Top 10 dos mais vendidos
A lista dos dez carros mais vendidos de agosto mostra que o mercado não se recuperou totalmente. Contudo, já é possível ver uma melhora. O Gol, por exemplo, esteve fora do “top 15” em julho, por conta da pausa na produção, mas reapareceu no último mês. Além disso, o T-Cross ganhou espaço e saltou da 15º para a 7º colocação.
Já a General Motors está dando passos lentos após a falta de chips. Sem produzir o novo Onix e o sedã Onix Plus, seus carros-chefes, a salvação da Chevrolet vem sendo o sucesso da picape S10. Na lista, o utilitário ficou na 10º posição. Veja:
- 1º) Fiat Strada – 9.111 unidades
- 2º) Fiat Argo – 7.711 unidades
- 3º) Fiat Mobi – 7.538 unidades
- 4º) Jeep Compass – 6.819 unidades
- 5º) Hyundai HB20 – 6.795 unidades
- 6º) Jeep Renagde – 6.710 unidades
- 7º) VW T-Cross – 6.698 unidades
- 8º) Fiat Toro – 6.685 unidades
- 9º) Hyundai Creta – 4.822 unidades
- 10º) GM S/10 – 4.798 unidades
- 11º) Toyota Corolla Cross – 4.789 unidades
- 12º) Toyota Hilux – 4.363 unidades
- 13º) Toyota Corolla – 4.354 unidades
- 14º) VW Gol – 4.082 unidades
- 15º) Honda HR-V – 3.878 unidades
- 16º) Renault Kwid – 3.764 unidades
Volkswagen recupera espaço
Depois de mais de 30 dias com a fábrica de Taubaté (SP) parada, a Volkswagen começou a recuperar posição no ranking de marcas. Ou seja, a marca alemã retomou o lugar da Toyota, que havia ficado em segundo lugar em julho, de forma inédita. Isso por causa do Gol e do T-Cross que voltaram para a disputa no mês.
No entanto, a GM, que é líder de mercado desde 2015, ainda não deu sinais de reação. Após despencar da 1º para a 7º posição no ranking de julho, a montadora conseguiu subir para o 6º lugar, mas ainda sem contar muitas vitórias em agosto. Veja:
- 1º) Fiat – 39.040 (24,63%)
- 2º) Volkswagen – 23.283 (14,69%)
- 3º) Toyota – 17.426 (10,99%)
- 4º) Hyundai – 14.494 (9,14%)
- 5º) Jeep – 13.551 (8,55%)
- 6º) General Motors – 8.953 (5,65%)
- 7º) Renault – 8.490 (5,36%)
- 8º) Honda – 8.074 (5,09%)
- 9º) Nissan – 4.817 (3,04%)
- 10º) Caoa Cherry – 4.717 (2,98%)
- 11º) Ford – 2.549 (1,61%)
- 12º) Peugeot – 2.463 (1,55%)
- 13º) Citroën – 2.084 (1,31%)
- 14º) Mitsubishi – 1.718 (1,08%)
- 15º) BMW – 1.517 (0,96%)
No acumulado
De acordo com o balanço da Fenabrave, a representante das concessionárias de veículos no Brasil, as vendas tiveram um aumento em agosto. No mês, o recuo foi de 2,49%. Ou seja, no total, foram 158.514 veículos emplacados.
Na lista de emplacamentos, a picape Fiat Strada continua com folga em primeiro lugar, com quase 80 mil unidades licenciadas. Contudo, apesar do bom desempenho, quem ficou para trás foi o HB20. Isso porque o Fiat Argo alcançou o hatch da Hyundai e, agora, soma com 60.507 unidades emplacadas, ficando atrás apenas do Strada.
No ranking, os hatches dominam os 3 primeiros lugares. No entanto, os SUVs vem em uma crescente considerável. Nesse sentido, entre 4 modelos que fazem parte do top 10 da lista, o Jeep Renegade é líder com 54.170, seguido pelo Compass com 46.038. Logo depois, Hyundai Creta e T-Cross ocupam a terceira e a quarta posições na categoria.