Assim que a Fiat apresentou a nova geração da Strada, confirmou que manteria em seu catálogo a picape da antiga geração. Porém, o grande sucesso da novo veículo levou a montadora a extinguir a única versão ainda disponível, a Hard Working 1.4
Na prática, essa mudança aumenta o valor de entrada das picapes da Fiat. A configuração antiga, ainda disponível no site da montadora, custa R$ 65.490. Todavia, agora ficou a cargo da variante Endurance Cabine Plus ser o utilitário mais em conta da marca, por R$ 67.490.
A configuração antiga estava desde 1998 no catálogo da marca e dispunha do mesmo motor utilizado pela nova Strada de entrada, o 1.4 Fire Evo flexível de até 88 cv de potência. Embora os preços da Hard Working e Endurance Cabine Simples fossem próximos, a lista de equipamentos da nova geração compensava.
A nova Strada herda os itens da última linha e ainda adiciona central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto sem fio (de série nas versões mais caras e como opcional das versões de entrada). Além disso, a linha toda recebe controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas.
O tamanho também torna a atual geração mais interessante. Enquanto a falecida configuração podia levar até 1.200 litros na caçamba, a nova consegue suportar até 1.354 litros (no caso da cabine simples). Aliás, agora o cliente encontrará somente duas variantes com cabine simples, a Endurance Cabine Plus e Freedom Cabine Plus.
Mesma arquitetura modular por 23 anos
A Strada surgiu em 1998 utilizando a mesma base da primeira geração do Palio e não mudou de arquitetura desde então. No entanto, a picape chegou a oferecer versões com cabine simples, dupla, motores 1.3, 1.6 e até 1.8 E-Torq, quando a Fiat lançou a configuração esportiva “Strada Adventure” com o extinto câmbio automatizado.
Futuro promete motores turbo e câmbio CVT
Para este ano, a fabricante deverá estrear a nova linha de motores 1.0 e 1.3 turbo nacionais. Na Europa, o três cilindros 1.0 turbo chegou a 120 cv e o quatro cilindros 1.3 turbo a 180 cv. A Fiat promete uma melhora de 7% a 13% no consumo, na emissão de gases e claro, na performance. A Strada poderá receber a novidade já na linha 2022.
No segundo semestre deste ano, o modelo deverá finalmente ganhar a transmissão do tipo CVT. Pela primeira vez no Brasil, o novo câmbio virá atrelado ao motor 1.3 aspirado de 109 cv, que equipa as versões mais caras.