Emily Nery, para o Jornal do Carro

27/01/2021 - 5 minutos de leitura.

Fiat Strada da geração antiga sai de linha e mostra que público quer veículos mais equipados

Enquanto os novos motores turbo e câmbio CVT não chegam, Fiat aposenta geração antiga da Strada para focar na nova linha, que sai a partir de R$ 67.490

Fiat Strada
A Fiat Strada Working tem motor 1.4 de até 88 cv e vem com rodas de ferro aro 14. Não há ar-condicionado, e a direção hidráulica é acessório Crédito: Fiat/Divulgação
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Assim que a Fiat apresentou a nova geração da Strada, confirmou que manteria em seu catálogo a picape da antiga geração. Porém, o grande sucesso da novo veículo levou a montadora a extinguir a única versão ainda disponível, a Hard Working 1.4

Na prática, essa mudança aumenta o valor de entrada das picapes da Fiat. A configuração antiga, ainda disponível no site da montadora, custa R$ 65.490. Todavia, agora ficou a cargo da variante Endurance Cabine Plus ser o utilitário mais em conta da marca, por R$ 67.490.

A configuração antiga estava desde 1998 no catálogo da marca e dispunha do mesmo motor utilizado pela nova Strada de entrada, o 1.4 Fire Evo flexível de até 88 cv de potência. Embora os preços da Hard Working e Endurance Cabine Simples fossem próximos, a lista de equipamentos da nova geração compensava.

fiat strada
De acordo com a Fenabrave, a Fiat Strada foi o 4º veículo mais vendido no Brasil, com mais de 80 mil unidades emplacadas FIAT

A nova Strada herda os itens da última linha e ainda adiciona central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto sem fio (de série nas versões mais caras e como opcional das versões de entrada). Além disso, a linha toda recebe controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas.

O tamanho também torna a atual geração mais interessante. Enquanto a falecida configuração podia levar até 1.200 litros na caçamba, a nova consegue suportar até 1.354 litros (no caso da cabine simples). Aliás, agora o cliente encontrará somente duas variantes com cabine simples, a Endurance Cabine Plus e Freedom Cabine Plus.

Mesma arquitetura modular por 23 anos

A Strada surgiu em 1998 utilizando a mesma base da primeira geração do Palio e não mudou de arquitetura desde então. No entanto, a picape chegou a oferecer versões com cabine simples, dupla, motores 1.3, 1.6 e até 1.8 E-Torq, quando a Fiat lançou a configuração esportiva “Strada Adventure” com o extinto câmbio automatizado.

Toro
Novos motores turbo deverão estrear na nova Fiat Toro, que chega ao mercado no fim do 1º semestre e já foi flagrada por aqui Reprodução/Autos Segredos

Futuro promete motores turbo e câmbio CVT

Para este ano, a fabricante deverá estrear a nova linha de motores 1.0 e 1.3 turbo nacionais. Na Europa, o três cilindros 1.0 turbo chegou a 120 cv e o quatro cilindros 1.3 turbo a 180 cv. A Fiat promete uma melhora de 7% a 13% no consumo, na emissão de gases e claro, na performance. A Strada poderá receber a novidade já na linha 2022.

No segundo semestre deste ano, o modelo deverá finalmente ganhar a transmissão do tipo CVT. Pela primeira vez no Brasil, o novo câmbio virá atrelado ao motor 1.3 aspirado de 109 cv, que equipa as versões mais caras.



Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


OFERTA EXCLUSIVA

Fiat Argo 1.0 Flex