Emily Nery, para o Jornal do Carro

27/01/2021 - 5 minutos de leitura.

Fiat Strada da geração antiga sai de linha e mostra que público quer veículos mais equipados

Enquanto os novos motores turbo e câmbio CVT não chegam, Fiat aposenta geração antiga da Strada para focar na nova linha, que sai a partir de R$ 67.490

A Fiat Strada Working tem motor 1.4 de até 88 cv e vem com rodas de ferro aro 14. Não há ar-condicionado, e a direção hidráulica é acessório Crédito: Fiat/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Assim que a Fiat apresentou a nova geração da Strada, confirmou que manteria em seu catálogo a picape da antiga geração. Porém, o grande sucesso da novo veículo levou a montadora a extinguir a única versão ainda disponível, a Hard Working 1.4

Na prática, essa mudança aumenta o valor de entrada das picapes da Fiat. A configuração antiga, ainda disponível no site da montadora, custa R$ 65.490. Todavia, agora ficou a cargo da variante Endurance Cabine Plus ser o utilitário mais em conta da marca, por R$ 67.490.

A configuração antiga estava desde 1998 no catálogo da marca e dispunha do mesmo motor utilizado pela nova Strada de entrada, o 1.4 Fire Evo flexível de até 88 cv de potência. Embora os preços da Hard Working e Endurance Cabine Simples fossem próximos, a lista de equipamentos da nova geração compensava.

Continua depois do anúncio

De acordo com a Fenabrave, a Fiat Strada foi o 4º veículo mais vendido no Brasil, com mais de 80 mil unidades emplacadas FIAT

A nova Strada herda os itens da última linha e ainda adiciona central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto sem fio (de série nas versões mais caras e como opcional das versões de entrada). Além disso, a linha toda recebe controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas.

O tamanho também torna a atual geração mais interessante. Enquanto a falecida configuração podia levar até 1.200 litros na caçamba, a nova consegue suportar até 1.354 litros (no caso da cabine simples). Aliás, agora o cliente encontrará somente duas variantes com cabine simples, a Endurance Cabine Plus e Freedom Cabine Plus.


Mesma arquitetura modular por 23 anos

A Strada surgiu em 1998 utilizando a mesma base da primeira geração do Palio e não mudou de arquitetura desde então. No entanto, a picape chegou a oferecer versões com cabine simples, dupla, motores 1.3, 1.6 e até 1.8 E-Torq, quando a Fiat lançou a configuração esportiva “Strada Adventure” com o extinto câmbio automatizado.

Novos motores turbo deverão estrear na nova Fiat Toro, que chega ao mercado no fim do 1º semestre e já foi flagrada por aqui Reprodução/Autos Segredos

Futuro promete motores turbo e câmbio CVT

Para este ano, a fabricante deverá estrear a nova linha de motores 1.0 e 1.3 turbo nacionais. Na Europa, o três cilindros 1.0 turbo chegou a 120 cv e o quatro cilindros 1.3 turbo a 180 cv. A Fiat promete uma melhora de 7% a 13% no consumo, na emissão de gases e claro, na performance. A Strada poderá receber a novidade já na linha 2022.

No segundo semestre deste ano, o modelo deverá finalmente ganhar a transmissão do tipo CVT. Pela primeira vez no Brasil, o novo câmbio virá atrelado ao motor 1.3 aspirado de 109 cv, que equipa as versões mais caras.


Leia Mais


Notícias relacionadas

Notícias

Wey 7 de 6 lugares tem autonomia de 1.000 km e vem em 2025

Lançamentos

BYD King, sedã híbrido rival do Corolla, estreia em breve no Brasil

Notícias

Tesla revela novo Model 3 com desempenho impressionante

Notícias

Híbrido flex da Stellantis: veja quando chega e como funciona

OFERTAS 0KM
De R$ 137.990 por versões a partir de R$ 123.890 com a valorização na troca do seu usado.

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive

De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00

Hyundai Creta Action 1.6

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 MAX DRIVE

VER TODAS AS OFERTAS