Recentemente, o Jornal do Carro publicou lista com 30 carros que serão lançados em 2024 no Brasil. São modelos para todos os gostos, dentre eles, picapes. Afinal, o segmento segue em franca expansão e, por isso, terá reestilizações de modelos (como o facelift da Volkswagen Amarok) e lançamentos inéditos, como a híbrida plug-in GWM Poer e a Fiat Titano, que promete dar o que falar.
Isso porque, pela primeira vez, a Fiat vai adentrar o segmento de picapes médias. Afinal, com o domínio do segmento de compactas (com a Strada) e de intermediárias (com a Toro), a marca – que pertence à Stellantis – se apoderou do corpo da Peugeot Landtrek (um projeto conjunto da chinesa Changan com a então PSA Peugeot Citroën que, apesar das promessas, nunca chegou ao Brasil) para tentar conquistar a clientela a partir do início do ano que vem. A fabricante italiana deixa tudo muito nebuloso. Por ora, sabe-se apenas algumas informações. A mecânica, por exemplo, é guardada a sete chaves.
O que se sabe por enquanto é que a picape – que vai brigar com Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e companhia – tem medidas parecidas com o previamente encontrado na picape da Peugeot. Assim, o modelo, provavelmente, terá os mesmos 5,33 metros de comprimento (pode mudar um pouco por causa do tamanho dos para-choques), 1,96 m de largura, 1,82 m de altura (suspensões e pneus podem influenciar para mais ou para menos) e 3,18 m de entre-eixos. A capacidade de reboque pode ser de três toneladas, enquanto a de carga fica em uma tonelada.
Por fora e por dentro
Visualmente, a picape feita na fábrica uruguaia do grupo, não traz surpresas para quem já viu a Landtrek. Dessa forma, destaque para a grade avantajada que, na comparação com o exemplar da Peugeot, difere nos detalhes cromados e no design central da peça. O rack de teto, os faróis e até o formato dos faróis de neblina, por exemplo, seguem a cartilha adotada pela “prima” francesa. A Fiat não revelou foto da picape de traseira. No entanto, como a marca já havia divulgado, o logotipo da Fiat com acabamento cromado e o nome Titano vêm colados na tampa da caçamba.
Também sem mencionar qualquer detalhe interno, a Fiat Titano deve adotar, basicamente, o mesmo painel da Peugeot Landtrek. Entre os principais detalhes estão o cluster digital e a central multimídia com tela de 10 polegadas, que mostra imagens da câmera 360°. O equipamento parece ser o mesmo presente, por exemplo, no Citroën C3 e no Peugeot 208. Além disso, o console central é levemente voltado ao motorista, tal como na Landtrek.
E a motorização?
A princípio, espera-se que a Fiat opte por mecânica com motor turbodiesel e tração 4×2 com opção de 4×4 reduzida. O propulsor em questão, aposta-se, deve ser o 2.2 de 200 cv e 45,9 mkgf usado pelas vans da Stellantis (Citroën Jumper, Fiat Ducato e Peugeot Boxer). A montadora italiana deve oferecer câmbio automático de 6 marchas. Tem, ainda, modos de condução Eco e Sport, bem como bloqueio do diferencial traseiro e controle eletrônico de descida (HDC).
Acredita-se que a fabricante traga uma gama enxuta de versões para a Titano. Isso, a princípio, deve restringir os preços da picape com algo em torno de R$ 250 mil e R$ 290 mil – um pouco acima da nova Ford Ranger, por exemplo, que parte de R$ 239.890 na versão XLS 2.0 Diesel 4×2 AT.
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