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Conheça 30 novos carros que serão lançados em 2024 no Brasil
Lançamentos

Conheça 30 novos carros que serão lançados em 2024 no Brasil

De compactos elétricos a SUVs inéditos, selecionamos os carros que ganharão as ruas do País no ano que vem

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

17 de dez, 2023 · 23 minutos de leitura.

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Mustang será um dos carros que estreia em 2024
Nova geração do Ford Mustang será um dos carros que estreia em 2024
Crédito:Ford/Divulgação

O Ano Novo já está batendo na porta, com apenas duas semanas restantes de 2023. E com a chegada de 2024, uma enxurrada de novos carros deverá invadir o mercado. 

Ainda há muitas confirmações pendentes, além de outros modelos prometidos que podem atrasar. Mas com as informações que temos até o momento, listamos 30 veículos que devem passar a rodar nas ruas brasileiras no ano que vem.



Lista tem carros elétricos, picapes e, claro, SUVs

Haverá novidades para todos os gostos e bolsos. Desde elétricos mais populares, reestilizações de carros clássicos, nova geração de um esportivo icônico, modelos inéditos e veículos de sete lugares.

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Até uma marca nova deve desembarcar em território nacional. A Zeekr, uma das marcas de carros elétricos chineses da Geely – mesma dona da Volvo e da Lotus, por exemplo – começará suas operações no País em 2024. Confira abaixo nossa seleção.

Carros da BMW

Salão de Tóquio 2023 BMW X2
Diogo de Oliveira/Estadão

1 – X2


A nova geração do X2 deverá chegar logo no começo do ano que vem. A segunda geração do SUV cupê herda detalhes do X1, mas tem personalidade própria. Na versão de topo M35i xDrive, o modelo tem tração integral e motor 2.0 turbo a gasolina capaz de gerar 321 cv de potência e 40,8 mkgf de torque. O 0 a 100 km/h é cumprido em 5,4 segundos.

Salão de Tóquio 2023 BMW iX2
Diogo de Oliveira/Estadão

2 – iX2


Versão elétrica do X2, o iX2 tem dois motores que produzem juntos 275 cv e 50,3 mkgf. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,6 segundos. Seu conjunto de baterias de íons de lítio, com capacidade de 66,5 kWh, garante autonomia de até 449 km no ciclo WLTP, de acordo com a BMW. Desse modo, os dois carros estão programados para estrear em breve.

BMW
BMW/Divulgação

3 – Série 5


O sedã Série 5 chegará ao Brasil em versões híbridas plug-in. A 550e xDrive vem com motor 3.0 turbo e um elétrico para gerar 489 cv e 71,4 mkgf. Tem câmbio automático de oito marchas e tração integral. Já o 530e traz um 2.0 turbo combinado com a tecnologia eDrive para entregar 299 cv e 45,9 mkgf. De acordo com a BMW, o modelo pode rodar mais de 160 km com um litro de gasolina.

BMW/Divulgação

4 – i5


A versão elétrica do sedã chegará ao Brasil na configuração M60. Serão dois motores, um em cada eixo, para entregar nada menos que 601 cv de potência e 83,7 mkgf de torque. Assim a aceleração até os 100 km/h é feita em 3,8 segundos. A bateria de 81 kWh garante uma autonomia de até 582 km, de acordo com o ciclo WLTP.

BYD

BYD Dolphin Mini Seagull
BYD/Divulgação

5 – Dolphin Mini


Chamado de Seagull na China, o modelo elétrico mais barato da BYD vai se chamar Dolphin Mini no Brasil. Dessa forma, vai se juntar a Dolphin e Dolphin Plus, carros já disponíveis no País, como uma versão de entrada. A marca chinesa, entretanto, ainda não revelou dados técnicos do compacto, que a princípio será importado da China. Mas eventualmente o hatch terá produção na fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia. A expectativa é de que seu preço inicial fique próximo de R$ 100 mil.

Carros da Chevrolet

Chevrolet Blazer EV
Chevrolet/Divulgação

6- Blazer EV


Revelado em junho deste ano, o Blazer elétrico já tem passaporte carimbado para o Brasil. Mas ainda não se sabe qual versão vai desembarcar por aqui. Por ora, a GM divulgou que as versões LT e RS AWD serão equipadas com motor elétrico de 292 cv e 46 mkgf de torque, enquanto a RS terá propulsor de 345 cv e 44,9 mkgf. Por fim, a configuração mais esportiva SS, cuja produção começa em meados de 2024, será um dos carros mais potentes da marca com 565 cv sob o capô quando estrear.

Chevrolet Spin 2025
Vagner Aquino/Estadão

7 – Spin


Com estreia programada para o primeiro semestre do ano que vem, a Spin reestilizada terá visual parecido com o da picape Montana. Desse modo, terá grade em formato de colmeia dividida por barra e luzes de LEDs contornando o capô. Na parte de baixo ficam os faróis principais. No para-choque dianteiro, por fim, luzes de neblina. Sob o capô estará o velho motor 1.8 de 111 cv e 17,7 mkgf de torque. A oferta de carros com cinco ou sete lugares também será mantida.

S10
@razukbackstage/Instagram

8 – S10


A S10 vai receber um merecido facelift no próximo ano para enfrentar a forte concorrência do mercado de picapes. Com traços semelhantes aos da Colorado, sua irmã norte-americana, a caminhonete terá faróis mais afilados e posicionados mais acima. Além disso, a grade frontal receberá novo desenho. Por dentro, novos acabamentos e tecnologias devem fazer parte do pacote. O que não muda, entretanto, é o motor 2.8 turbodiesel de até 200 cv e 51 mkgf de torque. Nas versões de topo, um novo câmbio automático de oito marchas é aguardado.

Citroën

9 – C3 Aircross 7 lugares


Com a versão de cinco lugares recém-lançada, a expectativa fica por conta da opção de sete assentos do C3 Aircross no primeiro trimestre de 2024. Sua proposta de ser o SUV com motor turbo e câmbio automático mais acessível do País deve ser mantido na versão que leva mais passageiros. Afinal, ao menos na versão de entrada, deverá custar menos que a Chevrolet Spin, atualmente o carro de sete lugares mais barato no mercado brasileiro. Serão três opções de acabamento: Feel, Feel Pack e Shine. Todas equipadas com motor 1.0 turboflex de até 130 cv (etanol) e 20,4 mkgf, além de câmbio CVT que simula sete marchas. Nós já avaliamos o modelo, veja o vídeo acima!

Fiat

Fiat
Fiat/Divulgação

10 – Titano


Prestes a estrear por aqui, a Titano será a primeira picape média da Fiat para brigar com Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger, por exemplo. Por ora, a montadora não revelou detalhes técnicos ou informações sobre preços e versões. Mas a aposta é de que a caminhonete receba o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 mkgf usado pelas vans da Stellantis, além de câmbio automático de seis marchas. Os preços devem ficar em torno de R$ 250 mil e R$ 290 mil.

Ford

Ford/Divulgação

11 – Mustang


A sétima geração do icônico Mustang foi apresentada em 2022, mas apenas agora em 2024 chegará ao Brasil. O design muda pouco, com cara agressiva, traseira curta e longo capô dianteiro. Mas agora os faróis estão mais finos e recebem LEDs. As versões de entrada mantêm o motor 2.3 EcoBoost de quatro cilindros e 310 cv. Já a versão de topo Dark Horse traz o motor 5.0 Coyote V8 de 500 cv.

GWM

GWM
GWM/Divulgação

12 – Poer


Um dos modelos mais cotados para iniciar as operações da fábrica da GWM no País é a picape híbrida plug-in Poer. Apesar de ainda haver um impasse sobre algumas mudanças que o modelo terá para o mercado brasileiro, sua estreia deverá ocorrer ainda em 2024. A princípio, a Poer deve usar o mesmo conjunto do Haval H6: motor 1.5 turbo em conjunto com dois elétricos (um em cada eixo) que entregam, juntos, 393 cv e 77,7 mkgf de torque.

Honda

híbridos
Honda/Divulgação

13 – CR-V


O aguardado CR-V estreia em versão híbrida no começo de 2024. O SUV médio virá ao Brasil em versão única Touring equipada com motor 2.0 a gasolina conectado a outros dois motores elétricos pra gerar 207 cv de potência e 34,1 mkgf de torque. De acordo com a Honda, o consumo chega a 17 km/l. Já a autonomia no modo elétrico é de 82 km. Seu preço deve fica acima de R$ 300 mil.

JAC

JAC/Divulgação

14 – Yiwey 3


A fim de não perder o recente boom das novidades chinesas no Brasil, a JAC prepara uma resposta para o BYD Dolphin e o GWM Ora 03. O Yiwei 3 – nome que deverá ser substituído no Brasil – está disponível na China com duas opções de motores, uma com 95 cv ou 135 cv. A velocidade máxima, contudo, fica limitada aos 150 km/h. Ainda não há confirmação de preço, mas o compacto deve custar na faixa de R$ 150 mil.

Carros da Jeep

jeep compass motor
Reprodução/FCA Fan Brazil

15 e 16 – Compass e Commander


Uma novidade será comum aos dos SUVs da Jeep: Compass e Commander vão receber o motor 2.0 Hurricane turbo a gasolina que estreou na Ram Rampage. Os modelos terão ainda algumas alterações pontuais no visual. O detalhe que indica a utilização do novo propulsor é a dupla saída de escape, presente no lado esquerdo do veículo, conforme flagras dos veículos. Na picape, o Hurricane entrega 272 cv de potência e 40,8 mkgf de torque. O câmbio é automático de nove marchas e a tração, 4×4.

Jeep/Divulgação

17 e 18 – Wrangler e Gladiator


Outra novidade dupla é a chegada das versões reestilizadas do jipão Wrangler e da picape Gladiator. As mudanças estéticas são sutis, mas os dois modelos recebem um pacote tecnológico mais recheado e tela da central multimídia maior. Na mecânica, entretanto, nada muda. O SUV mantém o 2.0 turbo de 272 cv em suas três configurações, enquanto a caminhonete tem versão única com o 3.6 V6 de 284 cv.

Kia

Kia/Divulgação

19 – EV9


A Kia confirmou a chegada de seu SUV elétrico de sete lugares para o mercado brasileiro. O lançamento deve ocorrer no primeiro trimestre do próximo ano. Há três opções de trem de força, mas por ora não se sabe qual delas virá ao País. A Standard, com tração traseira, tem 218 cv de potência, e 35,6 mkgf de torque. Já a Long Range oferece 541 km de alcance e motor 204 cv. Por fim há ainda a versão com tração integral com dois motores elétricos que entregam 384 cv e 61,1 mkgf de torque.

Carros da Mini

20 – Cooper


A nova geração do Mini Cooper também deve desembarcar em breve no Brasil. O hatch traz algumas peculiaridades no visual, como as novas lanternas pontiagudas ligadas por uma faixa preta. Já na dianteira permanecem os faróis arredondados. Nas laterais, o modelo está mais parrudo, as rodas são maiores e maçanetas ficam integradas à carroceria. Na mecânica, portanto, o Cooper terá configurações a gasolina (com o mesmo motor 1.5) e elétrica. A autonomia pode variar entre 320 km e 400 km, de acordo com o ciclo WLTP.

Mini/Divulgação

21 – Countryman


Outra novidade da Mini também está prevista para o mercado brasileiro: o SUV elétrico Countryman SE ALL4. O modelo tem tração integral e motor de 313 cv de potência e 50,3 mkgf de torque. Chega aos 100 km/h em 5,6 segundos. A montadora informa que a autonomia chega a 433 km (WLTP). No design, o Countryman recebe aparência mais robusta graças às grande caixas de rodas.

Omoda

omoda 5 chery
Divulgação/Chery/Omoda

22 – 5


A Omoda, uma das marcas carros de luxo da Chery, está programada para estrear no Brasil em 2024. E o SUV Omoda 5 dará o ponta pé inicial nas operações da empresa. Por aqui, o modelo será equipado com um motor elétrico de 224 cv de potência alimentado por bateria de 61 kWh. Dessa forma, acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos.

Carros da Peugeot

Peugeot 208
Peugeot/Divulgação

23 – 208


Apresentado na Europa, o e-208 dá uma clara visão sobre o caminho que a Peugeot irá seguir em seu compacto de sucesso. O hatch vai adotar um visual focado na esportividade e será mais tecnológico. Na dianteira, a nova grade acompanha luzes com um novo contorno de LED. O modelo tem DRLs (luzes de condução diurna) redesenhadas e mais retilínea. No Brasil, a oferta de motores e versões devem ser mantidas como as de atualmente. O carro pode ainda ter o futuro conjunto híbrido flex da Stellantis.

Peugeot e-2008 novo 2008
Peugeot/Divulgação

24 – e-2008


O SUV elétrico reestilizado será lançado no Brasil no meio de 2024. Além disso, o e-2008 também recebeu atualizações no motor. De acordo com a marca francesa, o propulsor elétrico ficou 15% mais potente. Assim, alcança os 156 cv de potência, contra os 136 cv anteriores. As baterias, por sua vez, oferecem 54 kWh, o que garante uma autonomia de 406 km no ciclo WLTP.

Renault

25 – Kardian


Um dos carros mais aguardados para 2024 é o Kardian. E um dos lançamentos mais importantes da Renault para os próximos anos. O SUV traz novo formato de grade que ostenta o logotipo da marca. Sua plataforma CMF-B, já familiarizada em modelos como Clio e Captur na Europa, permite o uso de motorizações eletrificadas. Mas por ora receberá o motor 1.0 turbo feito no País. Nós já vimos o compacto de perto e contamos tudo no vídeo acima, confira!

Carros da Toyota

Toyota Yaris Cross
Toyota/Divulgação

26 – Yaris Cross


A Toyota está muito próxima de lançar seu novo SUV no Brasil. A expectativa é de que o Yaris Cross seja apresentado no início de 2024 no Brasil. Aqui, o modelo vai disputar vendas diretamente com carros líderes no segmento, como Chevrolet Tracker, Honda HR-V e VW T-Cross. Seus preços devem ficar entre R$ 140 mil e R$ 180 mil na versão topo de linha. Por fim, o SUV vai estrear um novo conjunto híbrido flex com motor 1.5 e será mais simples e barato que o disponível em Corolla e Corolla Cross, por exemplo.

Toyota/Divulgação

27 – Yaris


A Toyota prepara o lançamento da nova geração do Yaris para o Brasil. O compacto deve seguir o design apresentado para o Vios, sua versão asiática. Assim, terá inspirações claras nos sedãs Corolla e Camry. Com base na plataforma TGNA, o modelo vai brigar com Volkswagen Virtus e Honda City na carroceria sedã. Já o motor 1.5 de até 110 cv deverá ser mantido, além do câmbio do tipo CVT. Entretanto, essa atualização pode ser interessante para o lançamento de uma possível versão híbrida flex.

Carros da Volkswagen

T-Cross
Volkswagen/Divulgação

28 – T-Cross


Lançado em 2019, a T-Cross vai receber sua primeira reestilização por aqui. De novidade estética, um dos destaques é a dianteira, com novos para-choque e grade, que trará um filete de LED iluminado, além do fim dos faróis de neblina. O SUV compacto de cara nova será lançado no Brasil em 2024 e é um dos carros mais aguardados. Mesmo em testes há algum tempo, a Volkswagen deve manter as versões 1.0 e 1.4 TSI, sem uma versão eletrificada, no entanto. 

Motor1 Argentina/Reprodução

29 – Amarok


A Amarok também será renovada no que vem. A picape média da Volkswagen, apesar de ser um modelo irmão da Ford Ranger, não terá uma nova geração, mas sim uma atualização extensa. As mudanças ajudarão a mantê-la competitiva frente à concorrência, tanto nos mercados argentino como brasileiro, por exemplo. Itens como o sistema VW Play atualizado, painel de instrumentos digital, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de colisão com frenagem automática, por exemplo, vão estrear no modelo. Nada muda na mecânica, entretanto.

Volvo

30 – EX30


Lançado em pré-venda neste ano, o EX30 será o SUV elétrico de entrada da Volvo. Apenas no Brasil, onde chega em maio, já acumula cerca de 2.000 carros reservados. O modelo estará disponível em quatro versões, todas equipadas com o motor elétrico traseiro de 272 cv e 34,9 mkgf de torque. Seu 0 a 100 km/h é cumprido em 5,7 segundos na configuração de entrada e em 5,3 segundos nas versões Extended Range. Entretanto, independentemente da versão, a velocidade máxima é de 180 km/h. Os preços partem de R$ 219.950. Já avaliamos o modelo na Espanha, veja o vídeo!

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.