Falta pouco para a Fiat introduzir, pela primeira vez no mercado, sua picape média. A fabricante está prestes a apresentar a Titano, que vai disputar vendas com o modelos de peso, como Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux, Volkswagen Amarok e companhia, além de exemplares de outras categorias, como as versões topo de linha da RAM Rampage, por exemplo.
Mesmo diante do sucesso da compacta Strada e da intermediária, Toro, a Fiat relutou criar uma picape média. Agora, no entanto, a massificação desse tipo de carroceria – tanto em procura quanto em oferta – fez a marca italiana se render. Cabe recordar que o modelo em questão nada mais é que a Peugeot Landtrek com logotipos da Fiat e alguns pontos exclusivos. O modelo da marca francesa chegou a ser cogitado para cá, mas nunca estreou, de fato. O motivo da troca de logotipos entre as marcas do grupo Stellantis é aproveitar a rede maior da Fiat no Brasil.
Detalhes
Por ora, a montadora não revelou detalhes técnicos, bem como data de chegada ou informações sobre preços e versões. Espera-se, no entanto, que a montadora opte por uma gama enxuta. Isso, a princípio, deve restringir os preços da picape com algo em torno de R$ 250 mil e R$ 290 mil – um pouco acima da nova Ford Ranger, por exemplo, que parte de R$ 234.990 na versão XLS.
Assim como a picape da Ford, o modelo da Fiat também deve contar com motor turbodiesel e tração 4×2 com opção de 4×4 reduzida. O propulsor em questão, aposta-se, deve ser o 2.2 de 200 cv e 45,9 mkgf usado pelas vans da Stellantis (Citroën Jumper, Fiat Ducato e Peugeot Boxer). A montadora italiana deve optar pelo câmbio automático de 6 marchas.
Visual
Feita na fábrica uruguaia do grupo, a Titano nasceu com a proposta de ser comercializada nos países da América do Sul. Visualmente, não traz surpresas, afinal, tem o mesmo design da Landtrek. Dessa forma, destaque para a grade avantajada que, na comparação com o exemplar da Peugeot, difere nos detalhes cromados e no design central da peça. O rack de teto, os faróis e até o formato dos faróis de neblina, por exemplo, seguem a cartilha adotada pela “prima” francesa.
A Fiat não revelou foto da picape de traseira. No entanto, como a marca já havia divulgado, a tampa da caçamba ganha o logotipo da Fiat com acabamento cromado.
As medidas devem ficar parecidas com o previamente encontrado na picape da Peugeot. Assim, o modelo, provavelmente, terá os mesmos 5,33 metros de comprimento (pode mudar um pouco por causa do tamanho dos para-choques), 1,96 m de largura, 1,82 m de altura (suspensões e pneus podem influenciar para mais ou para menos) e 3,18 m de entre-eixos. A capacidade de reboque pode ser de três toneladas, enquanto a de carga fica em uma tonelada.
Por fim, cabe recordar que a inspiração do nome Titano vem, de acordo com a marca, da mitologia grega. Trata-se do nome de um personagem que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo em sua ascensão ao poder.
Por dentro
Também sem mencionar qualquer detalhe interno, a Fiat Titano terá basicamente o mesmo painel da Peugeot Landtrek. Entre os principais detalhes estão o cluster digital e a central multimídia com tela de 10 polegadas, que mostra imagens da câmera 360°. O equipamento parece ser o mesmo presente, por exemplo, no Citroën C3 e no Peugeot 208. Além disso, o console central é levemente voltado ao motorista, tal como na Landtrek. Por fim, a picape terá bloqueio do diferencial traseiro e controle eletrônico de descida (HDC).
Siga o Jornal do Carro no Instagram!