18/05/2016 - 4 minutos de leitura.

Fiat Toro 1.8 é uma picapona bem mansa

Fiat Toro equipada com o motor 1.8 bicombustível, de R$ 77.800, oferece bom conforto, mas nega fôlego

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Toro é um veículo incomum. Com visual “ame ou odeie” e a boa plataforma do Jeep Renegade, a picape intermediária tem comportamento similar ao de carros de passeio, não se encaixa no segmento de médias e nem de compactas e é o primeiro produto caro que a Fiat consegue colocar na lista de desejo dos brasileiros em anos. O sucesso é tanto que ela foi a segunda picape mais vendida do País na lista geral de abril.

A versão de entrada, Freedom, parte de R$ 77.800 e vem com motor 1.8 flexível que oferece menos que o mínimo que a Toro precisa. São até 139 cv e 19,3 mkgf (com etanol) para mover 1.619 kg, uma conta que não fecha na hora de fazer ultrapassagens ou retomar velocidade.

Continua depois do anúncio

O câmbio automático de seis velocidades (o manual só é oferecido nas versões a diesel) até trabalha bem, baixando as marchas quando é necessário mais vigor, mas, como a força total só está disponível a 3.750 giros, não há milagre.

A boa notícia é que a Toro compensa essas falhas no conforto ao rodar. A suspensão independente tem um sistema que adapta o ângulo de cambagem e cáster conforme o peso da carga transportada.

O resultado é maciez na medida certa ao passar por lombadas e buracos, por exemplo, e boa estabilidade mesmo se o motorista exagerar um pouco em curvas. A picape permanece firme, com as quatro rodas grudadas no piso.


Os freios com sistema antitravamento ABS são eficientes e bem dimensionados para o carro. E a direção, com assistência elétrica, é leve e precisa como a de um bom hatch médio.

FICHA TÉCNICA


Motor
1.8, 4 cil., 16V, flexível
Potência (cv)
139 a 5.750 rpm (com etanol)
Torque (mkgf)
19,3 a 3.750 rpm (com etanol)
Câmbio
Automático, seis marchas
Capacidade de carga
650 quilos

PRÓS E CONTRAS

prós: SUSPENSÃO
Independente nas 4 rodas, o conjunto funciona bem seja para encarar buracos da via ou com a picape carregada.


contras: DESEMPENHO
Motor 1.8 flexível quase não é suficiente para mover a Toro com o mínimo de dignidade.

Notícias relacionadas

Avaliação

VW Tiguan Allspace R-Line é bom, mas podia ser melhor; veja o vídeo

Avaliação

Aceleramos: Jeep Commander Blackhawk é SUV esportivo para sete pessoas apressadas

Avaliação

Avaliação: Renault Duster 2024 ganha itens, mas consumo é ruim; veja o vídeo

Avaliação

Vídeo: veja tudo o que mudou no Chevrolet Spin 2025 de 7 lugares

OFERTAS 0KM
De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

VER TODAS AS OFERTAS