O próximo lançamento da BYD no Brasil já circula pelas ruas da capital paulista. O inédito Song Pro, novo SUV híbrido de entrada da marca chinesa, aparece neste flagra exclusivo do Jornal do Carro ainda coberto com camuflagem pesada. Entretanto, foi possível identificar o modelo pelos desenhos dos LEDs nos faróis e lanternas, bem como pelas rodas de liga leve. Em reta final de homologação, o utilitário tem estreia no País prevista para junho.
Tal como o JC antecipou em agosto de 2023, o BYD Song Pro será concorrente direto do Jeep Compass e, principalmente, do Toyota Corolla Cross. Na ocasião, o modelo teve as patentes e desenho industrial registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Aliás, embora sequer tenha sido lançado, o novo SUV híbrido é o mais cotado para ganhar produção na fábrica de Camaçari, na Bahia. A nacionalização deverá incluir o sistema híbrido flex.
As diferenças entre os Song Pro e Plus
Apesar do mesmo nome inicial (Song), os modelos Pro e Plus são diferentes. A começar pelo visual. O novo SUV, por exemplo, tem faróis mais estreitos e “dentados”, com LEDs verticais, e o para-choque é mais bruto. Já a traseira é bastante parecida, mas as lanternas têm desenho trançado de LEDs, com um toque mais jovem. Por fim, a bordo os dois SUVs também se parecem muito, com a grande tela giratória de 15,6″ no meio do painel.
Nas dimensões, o BYD Song Pro é maior no comprimento, com 4,73 metros, e na altura, com 1,71 m. Já a largura é menor (1,86 m) que no irmão, enquanto o entre-eixos mede 2,72 m. O irmão Song Plus tem, respectivamente, 4,70 m, 1,89 m, 1,68 m e 2,76 m.
Em relação aos equipamentos, na China, o SUV híbrido vem de série com tecnologias interessantes como teto solar panorâmico, ajuste elétrico no banco do motorista, ar-condicionado de duas zonas e assistentes semiautônomos de condução.
Menos potente, mas com maior alcance
Na comparação com o Song Plus, o Pro tem conjunto híbrido parecido. Porém, o novo SUV é um pouco menos potente e, por isso, tem maior autonomia. O motor 1.5 aspirado a gasolina gera 110 cv de potência e 13,8 mkgf de torque máximo, e trabalha em conjunto um motor elétrico. Combinados, entregam potência máxima de 197 cv e cerca de 32 mkgf de torque, ou seja, menos que os 235 cv e 40,8 mkgf do Plus.
Na China, o Song Pro tem duas opções de bateria. A primeira, de 12,9 kWh, pode alcançar 71 km de autonomia. Já a segunda, de 18,3 kWh, rende até 110 km em modo 100% elétrico. Para ter preço competitivo, o modelo deve chegar na versão de entrada, com a bateria menor. Mesmo assim, promete autonomia na casa dos 1.000 km com bateria e tanque cheios.
Preço do novo BYD Song Pro
Na China, o BYD Song Pro tem preço a partir de 135.800 yuans, algo em torno de R$ 96.000 na conversão direta e sem impostos. Seja como for, quando chegar ao mercado brasileiro, o SUV deve custar menos que o Song Plus, com tabela de R$ 229.800. Assim, a expectativa é de que o novo híbrido plug-in tenha valor próximo de R$ 200 mil.
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