O Fiat Fastback Abarth segue em desenvolvimento. A ideia consiste em lançar o modelo até o fim do ano. Com isso, os testes de rodagem se intensificam. E os flagras, também. Tanto que o perfil Stellantis Clube, do Instagram, surpreendeu o novato em testes por rodovias de Minas Gerais. Agora, com menos apêndices, dá para ver um pouco mais do esportivo e notar o que vai além da já vendida versão Limited Edition by Abarth (que, no topo da gama, custa R$ 162.490).
Ao contrário da configuração já comercializada – que leva o mesmo motor 1.3 turboflex de até 185 cv e 27,5 mkgf de torque – o Fastback Abarth ganha um retrabalho minucioso da engenharia da Fiat. E, entre as novidades, tem saída dupla de escapamento – o que exige redesenho do para-choque traseiro. A ideia é proporcionar ajustes no sistema, bem como um ronco mais grave. O câmbio permanece o automático de seis marchas. No esportivo, tem três modos de condução.
A tecla Poison (posicionada do lado direito do volante), portanto, é responsável por dar um toque extra de veneno ao Fastback. Como no Pulse, torna o carro mais arisco, instantaneamente, modificando o mapa do acelerador e câmbio e ativando a vetorização dinâmica de torque.
Kit Mopar para aumento de potência?
Há quem diga, a princípio, que o novo kit que a Mopar vem preparando – para aumentar os números de desempenho do motor 1.3 turboflex – estreie no Fastback Abarth. Conforme publicado pelo Jornal do Carro, o kit aumentaria a potência para 220 cv e o torque para 35 mkgf. O produto é composto por quatro peças e, por ora, segue em homologação.
Ao Jornal do Carro, contudo, a Fiat disse, em nota, que “A Mopar, marca de peças e acessórios originais da Stellantis, está desenvolvendo uma linha de performance para a marca Abarth e o projeto foi apresentado em evento (Festival Interlagos) recentemente com um protótipo do Pulse Abarth. Mais detalhes técnicos e comerciais serão divulgados oficialmente no momento oportuno”.
Visual
Na parte de design, o pessoal da Fiat tentou driblar os curiosos com um estilo de grade à lá BMW (com corte no meio). Mas os mais atentos conseguem notar que o Fastback, assim como o Pulse, terá grade em formato colmeia em tom piano black. Os faróis escurecidos, a faixa preta na base do capô, os adesivos laterais e, por fim, a troca de logotipos da Fiat pelos da Abarth (na frente, o escudo e, atrás, a inscrição em letras garrafais) são certos no Fastback. Pelas imagens, nota-se, ainda, que o modelo terá aerofólio traseiro pronunciado, para ressaltar a esportividade.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!