Em novembro de 2021, o Volkswagen Tiguan Allspace saiu de linha no Brasil. Entretanto, sua reestilização havia sido apresentada lá fora em maio daquele mesmo ano. Porém, só agora a novidade deve desembarcar por aqui. Ainda importado do México, o concorrente de Caoa Chery Tiggo 8 Plus e Jeep Commander deve chegar ao mercado nacional nos próximos meses. A VW, todavia, ainda não fala em datas para a estreia do utilitário.
Contudo, o modelo já segue em testes pelas ruas do País. É tanto que um flagra da página Autogam Consultoria, no Instagram, revelou que o novo Volkswagen Tiguan Allspace reestilizado já está por aqui. O SUV foi surpeendido em Santos, no litoral paulista. E o SUV aparece sem qualquer camuflagem.
Pelo que dá para notar, enquanto a terceira geração não chega (foto abaixo), o Tiguan Allspace muda pouco. Assim, conforme a imagem no destaque, ostenta para-choque dianteiro com nova entrada de ar e grade redesenhada. Um filete de LEDs cruzando toda a parte frontal do veículo – à lá VW Taos – que une os novos faróis (mais avantajados, com dois projetores cada e também full LEDs) também faz parte das novidades. Atrás, mesmo sem foto de flagra, sabe-se que terá o nome “Tiguan” em letras garrafais e para-choque levemente redesenhado. Nas lanternas, apenas novo layout. Caso siga o modelo argentino, terá rodas de 17″.
Mecânica
Embora não deva mudar, a mecânica deve ter dados de desempenho mais modestos. Como dá para notar na foto, trata-se da versão R-Line (tem o “R” no canto esquerdo da grade frontal). Portanto, deve permanecer em cena o 2.0 turbo a gasolina. Entretanto, não se sabe se a potência será mantida ou se reduzida de 220 cv para 182 cv, como acontece no México e outros países da América Latina. O torque também cai de 35,7 mkgf para 32,6 mkgf. Tudo por causa de leis de emissões.
Atrelado ao propulsor, vem o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Tem, por fim, tração integral. Entretanto, há apostas em tração dianteira (4×2).
O Tiguan Allspace oferece itens como controlador de velocidade adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, detector de fadiga, bem como controles de estabilidade e de tração. Por fim, leva sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e quadro de instrumentos com tela de 10,25″. A central multimídia tem 8″.