Você está lendo...
Novo VW Tiguan Allspace 2022 se prepara para enfrentar Tiggo 8 Plus e Jeep Commander
Notícias

Novo VW Tiguan Allspace 2022 se prepara para enfrentar Tiggo 8 Plus e Jeep Commander

Reestilizado, Tiguan Allspace renova o visual e ganha frente parecida com a do Taos. SUV adota tecnologias semiautônomas e Wi-Fi

Emily Nery, Especial para o Jornal do Carro

14 de mai, 2021 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

Novo Volkswagen Tiguan Allspace
Volkswagen Tiguan Allspace teve visual renovado no México em 2021
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Após o lançamento do Taos, no fim de maio, o próximo SUV da Volkswagen a chegar no Brasil será o Tiguan Allspace 2022. O utilitário de sete lugares acaba de ganhar atualizações no México, sobretudo na dianteira, e vem ao Brasil entre o fim deste ano e o início de 2022. Assim como atualmente, deverá chegar somente na versão R-Line, com motor 2.0 turbo.

Luz de LED na grade

O grande destaque da nova linha do SUV mexicano fica na dianteira. Tal como o novo Polo e o Taos, o Tiguan 2022 exibe um novo conjunto ótico Full LED. Após leve retoque, a nova grade carrega um fio iluminado que se conecta às luzes diurnas de LEDs dos faróis. Assim, o modelo incorpora a nova assinatura de luzes da marca alemã.

Novo Volkswagen Tiguan Allspace
Volkswagen Tiguan Allspace será fabricado no México e importado para os EUA e Europa Volkswagen/Divulgação

Publicidade


Ainda na dianteira, o para-choque foi reformulado e está mais moderno e baixo. Ele é estreito no centro e se alarga nas extremidades. Em suas laterais, há um elemento cromado no formato da letra C. E parte parte inferior, a Volkswagen adicionou uma inédita moldura trapezoidal na cor do veículo que dá contorno mais aerodinâmico.

Devido à nova dianteira, a Volkswagen afirma que precisou esticar um pouco mais o Tiguan. Dessa forma, o SUV cresceu 22 mm e agora tem 4,72 metros de comprimento. No interior, a montadora também confirma que, ao rebater a segunda e a terceira fileiras de bancos, o volume do bagageiro chega a volumosos 1.755 litros, podendo receber objetos grandes.

Novo Volkswagen Tiguan Allspace
Volkswagen/Divulgação

Traseira tem poucas mudanças

Na traseira, as mudanças de design são mais discretas. Antes alocado abaixo da lanterna esquerda, o nome do carro agora está estampado no centro da tampa do porta-malas, logo acima da placa. Embora as lanternas não tenham alterado a moldura, ganharam novo desenho de luzes.

Na parte inferior, a linha refletiva, antes divida nas laterais, agora virou um só elemento e ocupa toda a extensão da traseira. Para reforçar o ideia de esportividade, a montadora adicionou uma divisória na moldura do escapamento. Desse modo, parecem ser quatro saídas em vez de duas.

De acordo com a configuração, as rodas podem ser de 17, 19 ou 20 polegadas. A última, porém, está disponível só na versão R-Line.


Novo Volkswagen Tiguan Allspace
Volkswagen/Divulgação

Interior mais sofisticado

Ainda mais sofisticado, o Tiguan R-Line agora adota volante de couro multifuncional com comandos sensíveis ao toque. Além disso, traz ar-condicional digital de três zonas, carregador de smartphone por indução, painel de instrumentos digital com Head-Up display, bancos dianteiros aquecidos com função opcional de massagem e uma tela multimídia 10,25″. No entanto, as versões de entrada contarão com tela de 8″.

De praxe, a nova central multimídia, nomeada MIB3, tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, bem como acesso à loja de aplicativos VW Play. Com serviços parecidos com o Fiat Connect Me e o Jeep Adventure Intelligence, o veículo terá Wi-Fi nativo e acesso a uma série de serviços e comodidades on-line.


Nas versões mais caras, entram na lista de série o comando de voz, personalização da nuvem e acesso aos serviços de streaming.

Enquanto as versões de entrada terão tela de 8″, as configurações de topo disponibilizarão de central multimídia de 10,25″

Assistências ao motorista

Ao mesmo tempo, o SUV recebe o pacote de assistências ao motorista IQ.Drive, com exceção na versão de entrada. O item reúne recursos como alerta de tráfego cruzado, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, assistente de mudança de faixa, assistente de estacionamento e frenagem automática de emergência com detector de pedestres.


Com o intuito de não desviar o olhar do motorista, as versões mais caras ganham painel de instrumentos com head-up display

Utilizando alguns destes instrumentos, a tecnologia Travel Assist consegue acelerar, frear e manter o veículo na faixa em velocidades até 210 km/h.



Motores

Para o mercado norte-americano, aTiguan Allspace adotará o motor de quatro cilindros 2.0 turbo que gera 184 cv e 30,5 mkgf de torque. Todas as versões têm tração nas quatro rodas e câmbio automático de oito marchas.


Na Europa, estarão disponíveis os motores 1.5 turbo de até 150 cv e duas variantes do motor 2.0 turbo. Uma delas garante até 186 cv, enquanto outra chega até os 245 cv de potência máxima.

Com a finalidade de reestilizar a dianteira, a Volkswagen esticou o Tiguan Allspace em 2 cm

Por fim, duas opções de motores a diesel serão comercializadas aos europeus. Neste caso, o motor 2.0 pode chegar aos 147 cv ou aos 197 cv de potência. Por lá, o câmbio pode ser manual de seis velocidades ou automático de dupla embreagem de sete velocidades.


Atualmente, o Tiguan Allspace é vendido em versão única R-Line que utiliza o motor 2.0 de 230 cv. Nesse ínterim, as versões de cinco lugares com motor 1.4 saíram de linha para dar lugar ao Taos.

Quando virá ao Brasil?

De início, o utilitário feito no México chegará à Europa. Depois, até o final do terceiro trimestre, desembarcará nos EUA. No Brasil, o SUV deve ser lançado entre o final de 2021 e começo de 2022. O segmento, por aqui, ganhará nomes de peso, tais como o Jeep Commander e o Tiggo 8 Plus.

Deixe sua opinião