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Tiggo 8 fica R$ 107 mil mais barato que Compass
Avaliação

Tiggo 8 fica R$ 107 mil mais barato que Compass

SUV de topo da Caoa Chery, Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid Max Drive tem 7 lugares e pode rodar quase 1.400 km com um tanque de gasolina

Tião Oliveira

21 de jul, 2023 · 8 minutos de leitura.

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Tiggo 8
Crédito:TABA BENEDICTO/ ESTADAO

A Caoa Chery reduziu os preços de vários de seus carros no Brasil. A maior baixa, de R$ 30 mil, foi para a tabela do Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid Max Drive. Com isso, o modelo de topo da marca no País passa a ter preço sugerido de R$ 239.990. Assim, o SUV feito em Anápolis (GO), único com sete lugares e sistema híbrido cujas baterias podem ser recarregadas em tomadas, ficou ainda mais interessante.

SUV de 7 lugares pode rodar mais de 50 km no modo 100% elétrico; FOTOS: TABA BENEDICTO/ESTADÃO

Com isso, o Tiggo 8 de topo ficou R$ 107.310 mais barato que o também híbrido Compass 4Xe, que tem preço anunciado no site de R$ 347.300. E mesmo se considerar o valor promocional de R$ 294.990 praticado pela Jeep, a distância entre os modelos é de R$ 55 mil. Porém, o SUV da marca da Stellantis tem cinco lugares. Além disso, recentemente o Caoa Chery ganhou conexão sem fio com celulares com Apple Carplay. Até então, para espelhar o aplicativo da Apple no multimídia, era preciso utilizar cabo. Seja como for, o sistema também é compatível com Android Auto.

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Conforme a Caoa Chery, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid Max Drive tem três motores. O 1.5 a gasolina, de quatro cilindros, com turbo, gera potência de 147 cv e torque de 22,4 mkgf. Já dois elétricos produzem, na mesma ordem, 170 cv e 34,2 mkgf. No total, segundo a Caoa Chery, são 317 cv e 56,6 kgfm.



Tiggo 8
Cabine tem três telas, sendo que as duas maiores formam conjunto com nada menos que 24,6″

Tiggo 8 tem CVT de 11 marchas

Além disso, há o sistema batizado de DHT. Ou seja, transmissão híbrida dedicada, em tradução livre. Conforme a marca, trata-se de um conjunto desenvolvido exclusivamente para veículos híbridos. A caixa, do tipo CVT, tem 11 marchas virtuais. Também chama a atenção a alavanca de câmbio, do tipo joystick.


Durante a avaliação, o sistema se mostrou um tanto impreciso. Sobretudo quando era preciso mudar rapidamente de “ré” para “drive”, ou vice-versa. Na prática, a caixa parecia se “confundir” e demorava para responder aos comandos do motorista.

Tiggo 8
Câmbio do tipo CVT acionado por alavanca que lembra joystick simula 11 marchas

Seja como for, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,05 segundos. O consumo médio combinado é de 30,3 km na cidade e 26,9 km na estrada com um litro de gasolina. Assim, a autonomia pode, em tese, passa de 1.360 km, conforme dados da Caoa Chery. Isso porque o SUV tem tanque de 45 litros.


Amplo espaço para pessoas e bagagem

O SUV tem baterias com capacidade de 19,27 kWh e pode rodar cerca de 54 km no modo 100% elétrico. Além disso, há sistema de regeneração de energia em desacelerações e frenagens. Como resultado, o Tiggo 8 pode, ao menos teoricamente, andar a semana toda na cidade sem precisar reabastecer.

Tiggo 8
Caoa Chery é 32 cm mais comprido que Compass e capacidade do porta-malas beira os 900 litros

Há três opções de modos de condução. O motorista pode escolher entre EV (100% elétrica), HEV (híbrida com mudança automática entre elétrico e combustão), e HEV Sport. Esta também é híbrida, mas com foco na esportividade. Nessa configuração, o carro fica bem esperto, sobretudo nas arrancadas.


A cabine tem bom espaço para cinco pessoas. Afinal, o SUV mede 4,72 metros de comprimento, 1,86 m de largura e tem 2,71 m de distância entre os eixos. Para comparação, o Compass mede 4,40 m, 1,82 m e 2,64 m, na mesma ordem. Com os dois últimos assentos recolhidos, o volume do porta-malas do Tiggo 8 é de 889 litros. Porém, com os sete lugares em uso, a capacidade cai para 193 l.

Tiggo 8
Bom acabamento inclui bancos e volante com revestimento de couro sintético

Três telas

No geral, o acabamento do Caoa Chery agrada bastante. Além disso, traz várias soluções eletrônicas de auxílio ao motorista. Há, por exemplo, alerta de ponto cego e de mudança involuntária de faixa com correção automática de rota. Bem como controle de velocidade de cruzeiro e de distância do veículo à frente. Assim como detecção de pedestres e ciclistas e frenagem automática de emergência, entre outros.


Tiggo 8
Distância entre os eixos de 2,71 m garante amplo espaço interno para cinco pessoas

Além disso, um dos pontos altos do Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid Max Drive são as três telas digitais. A do painel de instrumentos se une à do sistema multimídia. Assim, forma um conjunto com nada menos do que 24,6 polegadas. Já a dos ajustes do ar-condicionado tem 8″. Esta fica na parte inferior do console.

Na prática, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid Max Drive anda bem e traz uma série de recursos tecnológicos. E, com o novo preço, é uma ótima opção para quem precisa de bom espaço e ampla autonomia.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.