A Kia vai entrar no segmento das picapes médias. Nesta semana, uma unidade camuflada do modelo foi vista em testes na Coreia do Sul, terra natal da montadora. Nos flagras, publicados por páginas como Kia Club Official e Bobae Dream, no Instagram, dá para ver que o protótipo tem componentes do SUV Mohave – que não veio ao Brasil na atual geração. Os faróis de LEDs são idênticos em ambos, bem como a grade e os para-lamas dianteiros.
O modelo flagrado não revela muitos detalhes e, portanto, pode ser apenas uma mula de testes. Ou seja, um protótipo feito sobre o Mohave. Por isso, tem peças em comum para desenvolvimentos iniciais de projeto. Afinal, o atual Mohave ganhou facelift em 2019. Portanto, já antigo para uso como base de um novo modelo.
De qualquer forma, a novata deve seguir o porte do irmão SUV. Mas com distância em relação ao solo maior, especula-se. Da mesma forma, o espaço traseiro não revela muito sobre a picape. Entretanto, dá para notar um par de lanternas verticais. É assim na maioria das picapes. O eixo traseiro rígido com diferencial também é visível na parte inferior da carroceria. Assim, a futura rival de Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger pode ter motor a combustão.
Elétrico ou a combustão?
Cabe salientar que o Kia Mohave sul-coreano vem equipado com motor 3.0 diesel e tração nas quatro rodas. O câmbio é automático de 8 marchas. Embora essa configuração pareça plausível para uma picape que poderia rivalizar com Ford Ranger e Toyota Hilux, por exemplo, acredita-se que o modelo flagrado possa ser, ainda, um EV disfarçado.
De acordo com o evento Kia Investor Day, realizado no começo do ano, a marca confirmou o lançamento de duas picapes. Uma delas usará plataforma elétrica. Estaria entre os 14 novos veículos movidos a baterias apresentados pela fabricante até 2027. Outra, teria arquitetura baseada em motor de combustão interna. A primeira delas, desenvolvida exclusivamente no mercado norte-americano. Já a segunda, voltada a mercados emergentes.
Assim, não é difícil que o referido modelo esconda uma natureza EV por baixo dos painéis da carroceria do Mohave. Versões híbridas com unidade 48V também entram em cogitação a fim de encaixar a novidade às rígidas regras de emissões de poluentes em vigor mundo afora.
Esperado por décadas pelo consumidor, o novo modelo deve atender a princípio ao público australiano, que consume bastante esse tipo de veículo. Na sequência, Ásia, África, Oriente Médio e até América Latina podem estar na rota. Inclusive não se descarta a vinda ao Brasil. A previsão de lançamento fica para 2024.