A primeira picape híbrida do Brasil está a caminho. A Ford anunciou, nesta quarta-feira (30), a chegada da Maverick com motores a combustão (gasolina) e elétrico em breve. Sem precisar a data exata de lançamento, a marca prometeu que o modelo estreia no primeiro trimestre de 2023. Por enquanto, o preço é mantido em sigilo. Mas a picape, que vem importada do México, deve ter preço de R$ 200 mil, ficando, assim, abaixo da Lariat FX4 2.0 turbo.
De acordo com a Ford, a picape híbrida terá motor 2.5 aspirado de ciclo Atkinson com 162 cv e um motor elétrico de 126 cv. Assim, a potência combinada é de 191 cv. O torque máximo, por sua vez, alcança 21,4 mkgf. O câmbio (botão giratório) é automático CVT. Além disso, a Maverick híbrida tem tração dianteira – no modelo a combustão a tração é integral.
A Ford afirma que a Maverick roda mais de 800 km com o tanque cheio. O reservatório tem capacidade de 62,7 litros. De acordo com o órgão regulador dos Estados Unidos – o Inmetro norte-americano -, a picape faz médias de 17,8 km/l na cidade e de 14 km/l na estrada. Ainda na mecânica, tem suspensão independente e freios a disco nas quatro rodas. A capacidade de carga é de 617 kg na versão híbrida – exatamente a mesma da Lariat FX4.
O que promete?
A Ford também não divulgou a lista de equipamentos da picape. Entretanto, informou que, dentre os itens, a Maverick híbrida terá central multimídia com tela de 8 polegadas, sete airbags e rodas de liga leve de 18 polegadas calçadas com pneus de menor resistência à rolagem. Além disso, o sistema FordPass Connect permitirá comandar funções pelo smartphone.
A Maverick eletrificada terá, ainda, quadro de instrumentos com tela digital de 6,5 polegadas, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e faróis com iluminação full LEDs e acendimento automático. Por fim, a lista de segurança conta com controles de estabilidade e de tração, câmera de ré e frenagem pós-colisão.
Foco em pessoas
Paralelamente ao anúncio da Maverick híbrida, a Ford inaugurou o espaço Ford Academy e lançou o programa de responsabilidade social “Ford <Enter>“. O local é um centro multifuncional com mais de 1.000 metros quadrados que a marca montou em convênio com o Senai-SP na Zona Sul da capital paulista. Lá, a montadora pretende difundir novas tecnologias, serviços, treinamento, experiência do consumidor, bem como o relacionamento com parceiros.
O espaço tem estações de novas tecnologias, além de salas de aula, reuniões e protótipos, por exemplo. Além disso, passa a ser a sede da engenharia de serviços e conectividade da Ford.
Já o Ford <Enter> vai capacitar pessoas de baixa renda para o mercado de trabalho com foco no setor de tecnologia. Afinal, segundo pesquisa da consultoria ManpowerGroup, 81% dos empregadores encontram dificuldades para preencher vagas no setor. No levantamento, o estudo fez contato com mais de 40 mil em 40 países. “Queremos educar para renovar a indústria”, resume Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.
O programa desenvolvido pela Ford Brasil e pelo braço filantrópico Ford Fund tem parceria com o Senai-SP. As vagas, a princípio, são destinadas a candidatos com 18 anos ou mais, moradores da região metropolitana de São Paulo, com ensino médio completo e renda familiar de até quatro salários mínimos (R$ 4.848). Os alunos receberão ajuda de custo para alimentação e transporte.
No total, serão 200 vagas ao longo de 2023. As primeiras turmas começam em 16 de janeiro. Interessados podem obter mais informações pelo site www.fordenter.ford.com. As inscrições para o Ford <Enter> vão até o dia 6 de janeiro.