Você está lendo...
Ford cria patente que permite que o motorista dirija em pé o jipe Bronco
Notícias

Ford cria patente que permite que o motorista dirija em pé o jipe Bronco

Patente registrada pela Ford no serviço de proteção aos direitos industriais dos EUA sugere que o Bronco possa ser pilotado em pé em trilhas

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

12 de jul, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Ford Bronco aparece em patente com tecnologia que permite a condução em pé em trilhas
Crédito:Ford/Divulgação

A Ford registrou no serviço de proteção aos direitos industriais dos Estados Unidos uma patente um tanto curiosa. O documento sugere que o motorista de um veículo, no caso o Bronco Sport, dirija em pé. Você não leu errado! A imagem submetida na patente mostra um homem em pé, apoiado ao topo do para-brisas do utilitário sem capota.

Ao reparar nas mãos do motorista, apoiadas sobre a barra do arco do para-brisas, vê-se duas marcas retangulares, que sugerem que os controles para dirigir o carro estejam ali. É provável que sejam sensíveis ao toque, capazes de ajustar velocidade e frenagem sem a necessidade de pedais, por exemplo.



Ford Bronco Sport patente dirigir em pé
Patente mostra motorista controlando o Ford Bronco com controles capacitivos na barra do para-brisas (USPTO/Reprodução)

Publicidade


No entanto, não há como saber como o motorista em pé no Ford Bronco faz para controlar a direção. A montadora observa que a presença de sensores ultrassônicos, sensíveis ao toque, bem como as câmeras e outras ferramentas possam ajudar nessa tarefa, para garantir o lugar do motorista na condução do veículo.

Por mais estranho que pareça, a ideia não é tão absurda assim. Em trilhas fora de estrada, por exemplo, enxergar à frente de morros, vegetação, pedras e demais obstáculos é uma tarefa complicada. Por isso, a visão somente do para-brisa, bem como a altura do capô do carro, podem dificultar a passagem.

Dessa forma, ficar de pé, com a cabeça acima do para-brisas, permitirá enxergar melhor o terreno à frente. Por fim, especula-se que a patente, caso seja realmente levada adiante, ficará disponível apenas nas versões destinadas aos amantes das trilhas. Ou seja, os Bronco Raptor e Wildtrak (esta última versão disponível no Brasil), com preparação voltada ao fora-de-estrada.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
VOLVO EX30: NOVO SUV ELÉTRICO COMPACTO CHEGA EM 2O24
Deixe sua opinião