A Ford finalmente revelou o preço da F-150 no Brasil. A picape grande está à venda no País por valores maiores que os cobrados por rivais da Ram. Com tabela a partir de R$ 470 mil, a Ford F-150 também é quase R$ 120 mil mais cara que a Toyota Hilux GS-R Sport (R$ 352.300), versão mais completa da picape média disponível no mercado.
Segundo executivos da Ford, o Brasil terá duas versões da picape. A F-150 Lariat por R$ 470.000, com proposta mais esportiva – há, por exemplo, detalhes em preto para grade e rodas de 20 polegadas. Por sua vez, a F-150 Platinum custa R$ 490.000 e tem cromados e revestimento interno com couro, madeira e apliques metálicos. Ambas trazem o motor V8 a gasolina do Mustang. São 405 cv de potência e 56,7 mkgf de torque. Já o câmbio é automático de 10 marchas. De acordo com a marca, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em pouco mais de 7 segundos.
F-150 está à venda pela internet
Importada dos EUA nas duas versões, a Ford F-150 será vendida apenas pela internet no Brasil, com limite de uma unidade por CPF e prazo entre três e quatro meses para a entrega. A picape grande é o veículo mais emplacado do mercado norte-americano há 41 anos seguidos, mas desembarca aqui com status de ser o modelo da Ford mais caro no País.
Picape com itens de luxo
De acordo com a ficha técnica, a F-150 traz 8 airbags, controle de tração 4×4 sob demanda e vários recursos semiautônomos (como ACC, alerta de ponto cego, assistente de estacionamento, entre outros). A picape tem até um programa específico para manobras com reboque. Além disso, há mimos como abertura e fechamento automático da tampa da caçamba e dos estribos laterais, teto solar panorâmico e ajustes elétricos para volante e pedais.
O painel tem duas grandes telas de 12 polegadas que exibem o quadro de instrumentos e o multimídia, que reúne as configurações do veiculo.
Tamanho e capacidades
Nas dimensões, a Ford F-150 é mais de meio metro mais longa que uma picape média com cabine dupla, como a atual Ranger ou a Chevrolet S10. Com isso, a distância entre-eixos é comprida a ponto de ter medidas maiores que as de hatches pequenos, como um Renault Kwid, ou um SUV como o Suzuki Jimny. São 5,88 metros de comprimento, 3,67 m de entre-eixos e uma caçamba de 1.370 litros. A capacidade de reboque é de 3,5 toneladas.
Mas, por causa da cabine maior, com foco no conforto e no luxo, e espaço para cinco adultos, a capacidade de carga não chega a impressionar. São 728 kg na F-150 Lariat e 681 kg na versão Platinum. Para comparação, a Hilux, por exemplo, leva até 1 tonelada. Mesmo assim, a F-150 chega mais cara que as picapes rivais da Ram, do grupo Stellantis.
Preço maior que o da concorrência
As concorrentes diretas são Ram 1500 Classic Laramie (R$ 349.990) e 1500 Rebel I (R$ 456.990). Ambas trazem motor V8 de 5,7 litros com 400 cv de potência, 56 mkgf de torque e câmbio automático de oito velocidades. As dimensões são parecidas, com 5,82 m de comprimento, 3,57 m de entre-eixos, 1.424 l de caçamba e reboque de 3,5 t.
A Ford F-150 cobra mais até que as configurações “Heavy Duty” da Ram. Por exemplo, a 2500 Laramie custa R$ 456.990, mede 6 metros e 3,78 m de entre-eixos, tem 1.280 litros na caçamba e as mesmas 3,5 toneladas de reboque. Já a 3500 Laramie parte de R$ 484.990, ou seja, quase R$ 5 mil a menos, tem mais de 6 metros e 3,78 m de entre-eixos. Nesta configuração, a capacidade de carga é de 1.752 kg, com até 9 toneladas de reboque.
Assim, resta saber se a Ford F-150 fará sucesso no Brasil. Os executivos da montadora se recusam a falar sobre expectativa de vendas. Já os representantes da Ram afirmam que mercado está em alta, com sete meses seguidos com mais de 500 unidades mensais. Ou seja, há vasto terreno para a marca do oval azul explorar com sua maior campeã de vendas.
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