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Novo Mustang é revelado nos Estados Unidos, mas chega só em 2023
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Novo Mustang é revelado nos Estados Unidos, mas chega só em 2023

Sétima geração do Ford Mustang estreia com visual moderno, novas tecnologias e até a versão Dark Horse; dados técnicos não foram divulgados

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

15 de set, 2022 · 9 minutos de leitura.

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Mustang
Modelo tem opções com motor quatro cilindros EcoBoost 2.3, configuração conversível e o novo Dark Horse
Crédito:Ford/Divulgação

Um dos maiores ícones do segmento de esportivos está de cara nova. Estamos falando do Ford Mustang, que teve a sua sétima geração apresentada no Salão do Automóvel de Detroit (Estados Unidos). Agora, além de visual mais moderno e de novas tecnologias, o modelo 2024 tem ainda a versão topo de linha Dark Horse, com motor 5.0 V8 a gasolina de 500 cv de potência. Por ora, a Ford prefere não falar sobre dados de performance.

Com base nessa introdução é possível notar que a eletrificação – como pedem os puristas – ficou de lado no Mustang geração 7. Mas, antes de abordar esse tema, vale destacar o design do pony car. Os mais desatentos podem não notar muita diferença em relação ao modelo anterior. A cara agressiva continua, bem como a traseira curta e o longo capô dianteiro, que ganhou novas entradas. Entretanto, os faróis – agora iluminados com LEDs – estão mais finos. E os dois detalhes nas extremidades da grade abandonaram o formato redondo do modelo atual.

Mustang
Ford/Divulgação

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No mais, as rodas de alumínio (19″ ou 20″, como opcionais) mudaram. Estas, por sua vez, cobrem os freios da italiana Brembo, que têm três opções de cores para as pinças internas: preta, vermelha ou azul. Por falar em cores, a paleta do novo Ford Mustang é composta por 12 tons. As listras decorativas têm novas tonalidades e desenhos.

Mecânica é mistério

Atrás, as lanternas estão mais estreitas, mas continuam com as três barras verticais de cada lado – com inspiração no modelo dos anos 1960. A princípio, as novidades chegam também para os modelos com motor 2.3 EcoBoost de quatro cilindros e 310 cv, assim como para o conversível. Mas, mesmo sem as especificações, a marca afirma que o Mustang tem a opção de câmbio manual de 6 marchas e automático de 10 velocidades. A tração é sempre traseira.

Ademais, o “muscle car” oferece seis modos de condução. São eles: Normal, Sport, Slippery (escorregadio), Drag (arrancada), Track (pista) e Individual. Neste último, o ajuste fica a cargo do motorista. Todos eles mudam as respostas da direção, do motor, da transmissão e do controle eletrônico de estabilidade.




Sem mencionar qualquer dado extra sobre performance do novo Mustang, a Ford limita-se a dizer que o esportivo “entrega uma experiência de direção ainda mais empolgante com o motor Coyote V8 de quarta geração, que é o mais potente já oferecido no modelo”.

Por dentro

Se as mudanças não foram profundas por fora, da porta para dentro o Mustang é outro modelo. A começar pelo enorme nicho no topo do painel, que une o display Full HD de 12,4″ do quadro de instrumentos e a multimídia de 13,2″. Ambas podem ser personalizadas.

Ford/Divulgação

Agora, a central Sync4 tem espelhamento sem fio com Apple Carplay e Android Auto. Além disso, tem a assistente virtual Alexa, da Amazon, para comandos de voz. Botões físicos, como o do volume do áudio e do ar-condicionado, foram removidos e integrados ao painel digital. Dessa forma, deixa a cabine – que tem materiais macios ao toque – com visual mais limpo.

Outros detalhes para destacar são o volante de base reta revestido com couro, carregador sem fio para smartphones e entradas USB para câmeras e outros dispositivos. O sistema de som premium da Bang & Olufsen tem 12 alto-falantes e subwoofer.

Outra novidade é o Remote Rev, que permite acelerar o carro pela chave, liberando o ronco do motor. A lista de opcionais tem ainda suspensão ativa MagneRide, bancos da Recaro e freios de 390 milímetros na dianteira e de 355 milímetros na traseira com dutos de resfriamento que ajudam a fazer o “drift”. Assim, o Performance Electronic Parking Brake faz com que o freio eletrônico libere a capacidade de derrapagem traseira do Mustang.


Ford/Divulgação

A chegada do novo Mustang aos Estados Unidos acontece a partir de meados de 2023. Os preços, todavia, não foram informados. Por ora, o Brasil sequer está cogitado para receber a nova geração. Talvez, em 2024. Atualmente, o público daqui deve se contentar com a versão Mach 1 (vídeo), que tem motor V8 a gasolina de 483 cv e custa R$ 544.520.


Dark Horse

Por fim, a sétima geração do Mustang traz a opção Dark Horse ao portfólio. O exclusivo motor Coyote V8 tem novas bielas e corpo duplo de borboleta de admissão. Isso, a princípio, proporciona melhora na “respiração” do motor.

O esportivo também tem ajuste de chassi, amortecedores MagneRide e sistemas de resfriamento dos freios, do eixo traseiro e do óleo do motor. Da mesma forma, tem molas mais rígidas, barras estabilizadoras maiores e, futuramente, vai oferecer rodas de fibra de carbono – que, até hoje, são exclusivas das versões Shelby GT350 e GT500.

Ford
Ford/Divulgação

Como novos detalhes visuais, como os LEDs pontilhados, o Mustang Dark Horse tem faróis escurecidos, grade preta brilhante e para-choques mais aerodinâmico. Atrás, tem aerofólio fixo, com difusor, e ponteiras quádruplas de escape. Outro detalhe é o clássico emblema do cavalo galopante, que substituí o logotipo da Ford na grade e no volante.

Mustang
Ford/Divulgação

O exemplar das fotos vem com pintura metálica Blue Ember. Por dentro, bancos na cor azul Deep Indigo Blue com acabamento perfurado e costuras azuis contrastantes, em partes como volante e console. Os cintos de segurança também têm o tom azul.


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