O mercado de picapes está aquecido no Brasil, com novidades nos segmentos de compactas, intermediárias e médias. Além disso, vêm aí modelos grandes, como Ram 1500, Ford F-150 e Chevrolet Silverado. Mas om dos destaques pode ser as versões esportivas. Afinal a Ford F-150 Raptor com base mecânica do Mustang é uma das apostas.
Além dela, a Ford apresentou recentemente, na Ásia e Oceania, a Ranger Raptor 2023, que surge como a versão mais estilosa da nova geração da picape média. Embora não tenha sido confirmada pela marca para o Brasil, rumores indicam que a Ranger Raptor virá. Afinal, as vendas da nova geração da picape média no País começam no segundo semestre.
Picape com motor de Mustang Shelby
Na semana passada, a Ford América do Sul recebeu a imprensa do continente, incluindo Brasil, na fábrica e General Pacheco, na Argentina. O objetivo era revelar alguns dos planos para o futuro. O Jornal do Carro vai contará os detalhes desta visita em breve.
Mas uma situação que não estava no programa divulgado pela marca chamou a atenção. Havia uma unidade da Ford F-150 Raptor no estacionamento da fábrica, com placas para circular na Argentina. Assim, a picape esportiva virou atração imediatamente. Afinal, o carro tinha pintura especial, adesivos, tomadas de ar sobre o capô e dutos acima das caixas de rodas, entre outros itens.
Além disso, a picape de quase 6 metros de comprimento e até 2,03 m de altura, dependendo dos pneus, tem outros detalhes chamativos. Ou seja, a grade com a inscrição Ford em letras garrafais sublinhando três luzes de posição, que complementam o conjunto de faróis de LEDs.
Segundo a Ford, a F-150 Raptor tem o mesmo motor 3.5 V6 biturbo de 456 cv de potência e 70,6 mkgf de torque do Mustang. Assim como uma versão ainda mais brava. Nesse caso, o 5.2 V8 vem do Mustang Shelby, tem 700 cv e 88 mkgf. Em ambas, o câmbio é automático de d]ez marchas.
Além disso, a picape mais nervosa da Ford traz suspensão reforçada com molas de 24 polegadas. Bem como amortecedores esportivos com controle eletrônico. Assim, se vier mesmo ao Brasil, a Ford F-150 Raptor vai ser um carro para poucos.
Conforme a Ford, nos Estados Unidos a picape tem preços entre US$ 77 mil a US$ 110 mil. Portanto, são, respectivamente, R$ 390 mil e R$ 550 mil na conversão direta, sem taxas. Porém, no Brasil a F-150, digamos, normal, tem tabela em torno de R$ 500 mil. Assim, é fácil supor que a Raptor teria preços acima disso no mercado brasileiro.
Raptor por perto
Na prática, a F-150 Raptor estava a serviço do presidente da Ford Argentina, Martín Galdeano. Mas a presença do modelo no local de produção da Ranger levantou especulações e teorias sobre a chegada de alguma picape da linha Raptor. Seja como for, a empresa nada confirma.
Nesse sentido, os executivos da Ford foram evasivos quando questionados a respeito. Um deles chegou a dizer é a imprensa especializada no setor que quer o modelo. “Assim, dizem, que a Ranger Raptor vai chegar. Porém, nós não divulgamos qualquer plano (a esse respeito)”, afirmou.
Seja como for, os executivos haviam dito apontado que qualquer versão da F-150 “vai seguir um cronograma traçado internamente. Porém os detalhes só vão ser revelados “no momento oportuno”.
F-150 e Maverick híbrida
Por ora, a Ford alardeia a entrega das primeiras unidades da F-150. Em fevereiro, a pré-venda no Brasil começou.aramo. Conforme a Ford, os preção são de R$ 470 mil, para a versão Limited, e R$ 490 mil para a de topo da linha, Platinum.
Além delas, a Ford começa a trazer a Maverick híbrida. Porém, a data de lançamento no País não foi revelada. Assim, as primeiras unidades da nova opção da picape intermediária Maverick serão destinadas ao programa de lançamento, treinamento da rede e exposições. Entre os destaques, o modelo tem autonomia de mais de 800 km.
Mas o que você acha: a versão Raptor, seja da F-150 ou da Ranger, teriam chance de fazer sucesso no mercado brasileiro? Comente!