No fim de 2021, o Toyota Corolla atingiu a impressionante marca de 50 milhões de unidades produzidas desde seu lançamento no Japão, em 1966. Agora, foi a vez da da picape grande da Ford, a F-Series, atingir uma marca histórica: ela acabou de registrar 40 milhões de unidades fabricadas.
Lançada em 1947, a linha F de picapes da Ford é a das mais popular nos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, de acordo com a marca do oval azul, a grandalhona permanece na liderança do mercado há mais de quatro décadas. O destaque principal, claro, vai para a versão F-150.
Por isso, o modelo que ajudou a Ford nesse feito não poderia ser outro: uma F-150 Tremor 2022. Pintada na cor Iconic Silver, a picape, que recentemente saiu da linha de montagem em Michigan, tem como destino o Texas, na garagem de um cliente que, ao que parece, vai utilizar o modelo para o trabalho.
Evolução
Para celebrar a marca dos 40 milhões, a montadora fez um registro exclusivo da unidade ao lado de um Ford-1 de 1950. O modelo fazia parte da primeira geração da série, que estava disponível na época até a F-8.
Hoje, a picape já está na sua 14ª geração e possui diversas configurações. Uma que chama muita atenção do consumidor norte-americano é a variante híbrida. Nela, há um motor V6 biturbo de 3.5 litros atrelado a um elétrico de 35 kWh. Juntos, oferecem uma potência média de 430 cv e 78,8 mkgf de torque. Já a autonomia ultrapassa os 1.100 km com apenas um tanque.
F-150 elétrica
Seguindo na linha dos carros elétricos, a Ford decidiu apresentar uma inédita versão totalmente elétrica de sua picape “best-seller”, a F-150 Lightning (o sobrenome significa “relâmpago”). O modelo tem previsão de estreia nos Estados Unidos logo agora no começo de 2022, mas já teve suas reservas abertas no início de 2021.
Na época, a montadora registrou 45 mil encomendas em apenas 48 horas. Cada interessado depositou US$ 100 (R$ 530 no câmbio atual) na conta da Ford sem nem ver a picape de perto.
De acordo com as informações, a Lightning terá dois motores elétricos que, dependendo da configuração, podem entregar de 432 a 571 cv de potência e um torque máximo de 107 mkgf.
Entre as opções disponíveis está, por exemplo, a versão de trabalho Pro (US$ 39.974, aproximadamente R$ 214.500). Logo depois vem a versão “pessoa física” XLT (US$ 52.974, cerca de R$ 282 mil diretos). Não há preço para a intermediária Lariat, porém a topo de gama Premium (US$ 90.474, equivalente a R$ 481.300) terá bateria de autonomia ampliada. Bem como todos os opcionais tecnológicos esperados de um veículo que ditará para onde vai o futuro do mercado nos EUA.