Após quase 50 anos de mercado, o Ford Fiesta vai se despedir da Europa, onde é um dos modelos mais populares no segmento de hatches compactos. A fábrica de Colônia, na Alemanha, produzirá a última unidade nesta sexta-feira, dia 7 de julho, e guardará o exemplar no museu da unidade.
O Fiesta é um dos modelos mais vendidos da Ford na Europa desde o seu lançamento em 1976. No Brasil, a montadora encerrou as atividades em 2021 com o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, onde o Fiesta foi feito até o fim de 2019. Ao todo, foram mais de 20 milhões de unidades no mundo ao longo de 47 anos.
O Ford Fiesta chegou às primeiras posições na Inglaterra e em outros países europeus, mas, na última década, os SUVs tomaram conta do mercado. Mesmo assim, o hatch se manteve entre os 10 modelos mais vendidos por anos. Entretanto, o atual plano global da Ford, com foco em SUVs, picapes e veículos comerciais, vai encerrar sua carreira.
Assim, a produção do Ford Fiesta termina nesta semana em Colônia, na Alemanha, para atender à demanda do mercado europeu. Lá, o hatch tem oito versões e preço incial de 19.135 euros, o equivalente a cerca de R$ 100.745 na conversão direta.
Ford Fiesta no Brasil
A história do Fiesta no Brasil começou em 1994, quando chegou importado da Espanha em sua terceira geração. Assim, depois de dois anos promissores, a produção nacional teve início em 1996, na quarta geração do compacto. A quinta geração estreou em 2003. E abriu caminho para a carroceria sedã. Depois, deu origem ao EcoSport. A sexta geração chegou em 2010, primeiro importada. E depois ganhou produção local até sair de linha em 2019.
Adeus, Ford Fiesta
Por fim, o principal motivo de a marca encerrar a produção é para abrir espaço em Colônia para o SUV elétrico Explorer. Seja como for, a Ford já anunciou que, a partir de 2030, focará em elétricos na Europa. E o Fiesta, assim como o Focus, está fora dos planos.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!