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Ford Explorer renasce como SUV elétrico na base do Volkswagen ID.4
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Ford Explorer renasce como SUV elétrico na base do Volkswagen ID.4

Explorer EV é o primeiro Ford feito na base MEB da Volkswagen para carros elétricos; SUV tem personalidade, com estilo quadrado e bem moderno

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

22 de mar, 2023 · 7 minutos de leitura.

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Novo Ford Explorer será elétrico e exclusivamente europeu
Crédito:(Ford/Divulgação)

A Ford da Europa apresentou o Explorer EV, seu primeiro carro elétrico feito sobre a plataforma MEB da Volkswagen. A base é a mesma do VW ID.4, SUV a baterias que está em testes no Brasil. Mas, a despeito do parentesco, o Explorer elétrico tem personalidade própria e linhas quadradas que se conectam à história do utilitário, que estreou em fevereiro de 1990 com estilo de jipe.

Ao contrário do que se imaginava, o novo Explorer EV não é voltado ao mercado norte-americano, e tampouco substituirá o SUV atual por lá, conforme relata o site Autoblog. Segundo um representante da Ford nos EUA, o novo SUV é “uma representação europeia de um Explorer elétrico, feito na Europa, para a Europa”, resume a fonte.



Novo Explorer será modelo elétrico e exclusivamente europeu (Ford/Divulgação)

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A frente do Ford Explorer EV chama a atenção pelo visual limpo e pela ausência de grade, algo que também pode ser visto na picape F-150 Lightning e no SUV Mustang Mach-E – que já tem até hotsite no Brasil. Quanto às dimensões, a Ford ainda não revelou dados oficiais, mas a montadora informa que o comprimento é de 4,46 metros. Ou seja, mesma medida do Toyota Corolla Cross. E um pouco maior que o Jeep Compass.

Ford Explorer elétrico tem tela gigante no painel

Interior possui tela central de 15″ que ocupa todo o console (Ford/Divulgação)

Por dentro, o motorista encontra espaço para cinco pessoas, além de uma tela central de 15 polegadas que comanda diversas funções do carro. Entretanto, o multimídia, que é ajustável, esconde também um compartimento para guardar objetos. Sentado ao volante, o condutor encara um painel digital, além de um “sound bar” montado sob o painel, que reúne os alto-falantes dianteiros.


Além do entretenimento, sistemas de segurança como assistente de troca de faixa, por exemplo, virão de fábrica. Sobre a construção, o que se sabe é que o Explorer usará a plataforma MEB, de origem Volkswagen, presente em modelos como ID.3 e ID.4, por exemplo. Os compradores poderão escolher entre os tipos de tração disponíveis, apenas traseira ou integral. A nova Kombi elétrica ID.Buzz é outro carro elétrico da VW feito sobre a base MEB.

Desempenho e autonomia tem excelentes números

Estima-se que o desempenho do Explorer seja maior que qualquer outro veículo da plataforma MEB (Ford/Divulgação)

A versão mais potente do Explorer terá um motor em cada eixo, com potência máxima de 339 cv e tração integral. Ou seja, o SUV elétrico da Ford é opção mais potente da plataforma MEB. Mas o modelo terá versões com tração traseira e apenas um motor. Por enquanto, a montadora não deu maiores detalhes sobre a autonomia das baterias. Mas a própria Ford estima um alcance de até 500 km para o SUV na configuração com baterias maiores.


A montadora ainda não confirmou se haverá uma variante ST ou mesmo a RS, mas garante que lançará uma versão “Sport” com tração integral. Com produção programada para a fábrica da Ford em Colônia, na Alemanha, o novo Explorer elétrico deve custar 45 mil euros, cerca de R$ 253 mil na conversão direta. O SUV deverá substituir na Europa a versão atual do Explorer, que é feita nos EUA, mas que sairá de linha ainda neste ano.

Ford e Volkswagen juntas novamente?

Logus
Volkswagen Logus, um dos últimos frutos da Autolatina (Volkswagen/Divulgação)

A cooperação das marcas na produção de veículos tem uma explicação. Segundo a revista britânica Autocar, o Explorer é o primeiro Ford elétrico (de dois confirmados) a utilizar a plataforma MEB, e a marca norte-americana se compromete a produzir veículos comerciais com emblemas VW na Turquia e na África do Sul. É o caso da nova geração da picape média Amarok, que usa a base da nova Ford Ranger. Ambas serão feitas na África do Sul.


Tal acordo remonta aos tempos da Autolatina, onde Ford e Volkswagen do Brasil atuavam em conjunto e lançaram veículos parecidos com emblemas diferentes, como era o caso dos irmãos VW Santana e Ford Versailles, por exemplo. Ou até mesmo versões próprias com base em plataformas globais, como era o caso do Volkswagen Logus, feito sob a plataforma do Escort. Entretanto, após impasses, a joint-venture acabou em 1996.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.