A Ford deixou de produzir recentemente o Fusion no México após 15 anos. O sedã não é mais vendido no Brasil desde maio. Mesmo tendo feito sucesso, o modelo foi aposentado compulsoriamente depois que a marca decidiu que não fabricar mais sedãs, para se dedicar aos SUVs e picapes. Contudo, o Fusion pode voltar em breve.
É o que sugerem as fotos vazadas na China. Um protótipo todo camuflado aparece nas imagens publicadas pelo site chinês Autohome. Ao que tudo indica, trata-se do sucessor do Fusion e do Mondeo, a versão dos europeus. O sedã, portanto, pode ressuscitar como um crossover ao estilo do Subaru Outback, ou do recém-lançado Volkswagen Nivus.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seProjeto chinês
As fotos mostram, então, o protótipo dentro de um laboratório, ainda sem algumas peças, como o volante. Apesar da camuflagem, dá para ver um pouco do design. A dianteira lembra o Ford Equator, novo SUV de 7 lugares que chega em breve ao mercado chinês. Dessa forma, as linhas são marcadas pelos faróis fininhos que se conectam a uma enorme grade.
A traseira está um pouco mais difícil de decifrar com o disfarce. Entretanto, é provável que siga os mesmos traços vistos no SUV Equator, com as lanternas horizontais que se conectam atravessando a tampa do porta-malas. Mas, diferente do utilitário de 7 assentos, o suposto Novo Fusion apresenta uma queda acentuada do teto na traseira. Dessa maneira, pode ter também características de cupê.
Painel com telão de ponta a ponta
Um dos flagras feitos na China mostra o painel do crossover. Esse é, talvez, o ponto alto do modelo. Uma enorme tela ocupa toda a parte superior. Ainda não há detalhes sobre o modo de operação. Contudo, é provável que o visor tenha partes sensíveis ao toque, para integrar todas as informações – desde o quadro de instrumentos à tela multimídia e outros sistemas.
Modelo pode se chamar Fusion Active
Ainda não está claro quando a Ford vai lançar o novo crossover. O modelo pode ser apresentado no fim de 2021, e chegar às lojas em 2022. Também não há informações sobre uma possível produção no México, o que poderia trazer o Fusion de volta ao Brasil. Até mesmo o nome é uma especulação: Fusion Active. Trata-se do sobrenome da versão aventureira do Focus.