O regresso do Ford Bronco totalmente reestilizado é um sucesso nos Estados Unidos. Após ficar fora de linha por 25 anos, a nova geração do SUV 4×4 retornou com tecnologia modernas e um design de personalidade. Por isso, três semanas após o seu lançamento, a marca já havia registrado 165 mil pedidos de reserva pelo novo Bronco.
Contudo, com dificuldades na produção, sobretudo pela escassez de semicondutores, a montadora começou a atrasar as entregas. Para completar, surgiu um problema na qualidade da capota rígida, que foi alvo de críticas dos clientes que receberam os primeiros lotes. Isso acabou por motivar um recall branco, e a Ford vai substituir as peças defeituosas.
Seja como for, a marca recebeu cerca de 13 milhões de pedidos de interessados no novo SUV. Com um sinal de apenas US$ 100, o número de interessados no Bronco continuava a crescer, e as entregas não acompanharam o ritmo. Assim, para acalmar os clientes frustrados com o atraso, a marca tomou medidas, digamos, excêntricas.
Segundo os relatórios divulgados pela Car Direct, a Ford chegou a liberar um fundo para que as concessionárias pudessem acessar nos casos mais delicados. Nomeada de “Bronco Customer Satisfaction Funds”, ou seja, Fundos de Satisfação de clientes do Bronco, a iniciativa disponibiliza um valore de US$ 1.000 por loja da marca para presentear clientes que estão enfrentando atrasos para receber o SUV.
Mimos incluem até bebidas alcóolicas
Os relatórios apresentam algumas possibilidades para enviar presentes aos clientes, agradecendo a fidelidade e paciência. Mas, entre as sugestões, que englobam presentear com produtos e acessórios da Ford, há a opção de encaminhar a bebida alcóolica favorita de cada cliente. Sim, isso mesmo! Porém, essa saída é um tanto quanto curiosa.
As montadoras não costumam se misturar com o ramo de bebidas alcoólicas devido à margem de relacionar embriaguez com direção. No entanto, por hora, a Ford ainda não se pronunciou oficialmente sobre o tema. Mas podemos dizer que é uma estratégia diferente e que pode ocasionar a compreensão dos consumidores.
Bronco no Brasil
Para a Ford, a vinda do Bronco ao Brasil significa um grande recomeço. Em janeiro, a marca encerrou a produção de automóveis e motores no país e, por isso, modelos populares como Ka e Ecosport saíram de linha, o que fez com que o volume de vendas da marca despencasse em 2021. Atualmente, a picape Ranger é o principal veículo da Ford à venda no Brasil.
Já o Bronco Sport, que chegou em maio com preço de R$ 256.900, veio brigar em uma faixa de preço que não lhe dará grandes volumes por aqui. O SUV 4×4 tem motor 2.0 turbo Ecoboost com injeção direta de gasolina, o mesmo que já equipou o sedã Fusion. São 240 cv de potência e um torque máximo de 38 mkgf. Um programa eletrônico oferece 7 diferentes ajustes.
Além dos modos Eco, Normal e Esportivo, o SUV tem 4 configurações dedicadas ao off-road. São os modos Areia, Escorregadio, Lama e Terra, e o extremo Rock Crawl (rocha).