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Ford terá motor 1.0 de 3 cilindros que funciona com apenas 2
Tecnologia

Ford terá motor 1.0 de 3 cilindros que funciona com apenas 2

Um dos cilindros pode ser desativado eletronicamente para economizar até 6% a mais de combustível

01 de dez, 2016 · 5 minutos de leitura.

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 Ford terá motor 1.0 de 3 cilindros que funciona com apenas 2
Sistema desliga o primeiro cilindro quando o carro está em ponto morto ou velocidade de cruzeiro

Tem gente que ainda torce o nariz para os novos motores 1.0 três cilindros, acreditando que eles são mais fracos do que os de 4 cilindros. O que dizer então de um motor destes no qual um dos cilindros é desativado, passando a funcionar com apenas dois? É isso o que a Ford pretende lançar em 2018 a bordo da nova geração do Fiesta com o Ecoboost 1.0 embaixo do capô.

O atual motor 1.0 Ecoboost 3 cilindros equipado com turbo e injeção direta alcança 125 cv, exatamente a mesma potência do motor Ford Sigma 1.6 aspirado de 4 cilindros. Mas enquanto seu torque máximo de 17,3 kgfm é alcançado a apenas 1.400 RPM, o Sigma atinge seus 16 kgfm lá nos 4.250 RPM. De olho nessa folga, os engenheiros acharam um jeito de economizar ainda mais combustível.

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Funciona assim: quando o veículo está em ponto morto ou em velocidade de cruzeiro (estável sem exigência máxima do motor, como em uma estrada com velocidade máxima de 110 km/h, por exemplo) um sistema eletrônico simplesmente desliga o primeiro cilindro e o motor passa a funcionar com apenas dois. Se o motorista pisa mais fundo no acelerador o cilindro é religado automaticamente.

Segundo a Ford este processo de ligar e desligar o primeiro cilindro ocorre em um período espantosamente rápido, algo como 20 vezes mais veloz do que o tempo que levamos para piscar os olhos. E, por isso, o motorista não percebe quando ele entra em funcionamento — ou deixa de funcionar. Durante os testes, na maioria das situações de rodagem o sistema ficou ativo apenas alguns segundos por vez. Mas isso, no fim das contas, levou a uma economia de combustível de até 6%.

O sistema funciona no máximo até 4.500 rpm e usa a pressão de óleo do motor para ativar uma válvula que interrompe a conexão entre o eixo de comando e as válvulas do cilindro. Um software determina o momento ideal de desativação do cilindro com base na velocidade, posição do acelerador e carga do motor.


Para evitar vibração quando apenas dois cilindros estão em funcionamento o motor ganhou também nova configuração do virabrequim com volante e polia desbalanceados, além de disco de embreagem com amortecimento. E as válvulas de admissão e exaustão se fecham quando o sistema está ativo, prendendo os gases para criar um efeito de mola que, segundo a fábrica, ajuda a balancear as forças entre os três cilindros, além de conservar a temperatura dentro do cilindro para manter a eficiência da queima quando ele é reativado.

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