O segmento de SUVs é o mais bombado no Brasil e no mundo, atualmente. É tanto que até marcas mais tradicionalistas, como as italianas Lamborghini e Ferrari, por exemplo, já têm seus exemplares disponíveis ao público. E se a sua ideia é fazer parte deste time, mas fica com a pulga atrás da orelha por conta da alta de preços da gasolina, o Jornal do Carro separou uma lista com o que há de mais econômico na categoria.
Para isso, a princípio, selecionamos os dez SUVs mais econômicos do Brasil. A lista – que em tempos de eletrificação é composta apenas por modelos híbridos – tem, portanto, base na última atualização do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, divulgada em julho. A lista traz dados como eficiência energética e consumo de todos os carros e comerciais leves vendidos no Brasil. A tabela, por fim, contempla 850 modelos e versões. Destes, 80 são veículos elétricos – que não consideramos aqui, afinal, a ideia é falar sobre economia de combustível.
“A tabela precisa estar sempre atualizada, para que cumpra o seu importante papel de ferramenta para decisão do consumidor na hora da compra. Com ela, a sociedade conhece os modelos e versões com menor consumo em determinada categoria”, afirma Márcio André Brito, presidente do Inmetro.
MJ/km
Antes de mostrar os números, todavia, cabe ressaltar que a classificação não se baseia pela metodologia km/l (de gasolina, etanol ou consumo elétrico equivalente) de cada modelo. O Inmetro, a princípio, leva em conta a média de consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro). Quanto menor o número, mais eficiente é o veículo. Assim, é aplicada a média do rendimento considerando os dois combustíveis, etanol e gasolina, em ciclos urbano e rodoviário.
Os vencedores
De acordo com a lista do Inmetro, o híbrido BYD Song Plus continua na posição de carro não elétrico mais econômico do País. O SUV da marca chinesa tem consumo de moto. Com 0,65 MJ/km, faz (números convertidos pelo Inmetro) o equivalente a 35,6 km/l na cidade. Na estrada, no entanto, crava 27,2 km/l. Com gasolina no tanque, todavia, faz, respectivamente, 15,1 km/l/13,3 km/l.
Desse modo, o Song Plus recebeu nota A na tabela do PBEV tanto no segmento quanto no índice geral. O SUV híbrido plug-in também é referência em autonomia e supera os 1.000 km com o tanque de combustível cheio e a bateria totalmente carregada. Para chegar a esse número, portanto, combina-se o alcance dos dois motores – um elétrico recarregável em tomada com potência equivalente a 179 cv, e o 1.5 a gasolina de 110 cv. Desse modo, juntos, somam 235 cv e 40,8 mkgf de torque.
Base do pódio e critério de desempate
Nas posições seguintes do pódio, ademais, o vêm os híbridos plug-in Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid e Volvo XC60 Recharge. Respectivamente, os SUVs levaram 0,67 MJ/km e 0,74 MJ/km. E vale um adendo: para critério de desempate (casos de Jeep Compass 4xe e Mini Countryman (ambos, com 0,80 MJ/km) levamos em conta, portanto, a maior autonomia em km/l (cidade/estrada). O mesmo critério tirou o Jaguar F-Pace PHEV deste ranking. Afinal, apesar conseguir os mesmos 0,93 MJ/km do Audi Q5 Sportback TFSI e, o modelo apresenta desvantagem no consumo de gasolina. A lista geral, com os principais dados, por fim, você confere abaixo.
1 – BYD Song Plus – 0,65 MJ/km
Motor 1.5 + elétrico
Consumo gasolina: 15,1 km/l (cidade) / 13,2 km/l (estrada)
Consumo elétrico: 35,6 km/l (cidade) / 27,2 (estrada)
2 – Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid – 0,67 MJ/km
Motor 1.5 + elétrico
Consumo gasolina: 11 km/l (cidade) / 10,9 km/l (estrada)
Consumo elétrico: 32,7 km/l (cidade) / 27,8 (estrada)
3 – Volvo XC60 Recharge – 0,74 MJ/km
Motor 2.0 + elétrico
Consumo gasolina: 11,1 km/l (cidade) / 11,2 km/l (estrada)
Consumo elétrico: 28,9 km/l (cidade) / 25,9 (estrada)
4 – Haval H6 Premium PHEV – 0,75 MJ/km
Motor 1.5 + elétrico
Consumo gasolina: 11,7 km/l (cidade) / 10,4 km/l (estrada)
Consumo elétrico: 28,7 km/l (cidade) / 25,3 (estrada)
5 – Haval H6 GT PHEV – 0,77 MJ/km
Motor 1.5 + elétrico
Consumo gasolina: 11,4 km/l (cidade) / 10,4 km/l (estrada)
Consumo elétrico: 27,4 km/l (cidade) / 25,2 (estrada)
6 – Jeep Compass 4xe – 0,80 MJ/km
Motor 1.3 + elétrico
Consumo gasolina: 11,5 km/l (cidade) / 11,2 km/l (estrada)
Consumo elétrico: 26,1 km/l (cidade) / 24,7 (estrada)
7 – Mini Countryman Híbrido Plug-In – 0,80 MJ/km
Motor 1.5 + elétrico
Consumo gasolina: 10,1 km/l (cidade) / 10,2 km/l (estrada)
Consumo elétrico: 23,4 km/l (cidade) / 27,9 (estrada)
8 – Volvo XC90 Recharge – 0,90 MJ/km
Motor 2.0 + elétrico
Consumo gasolina: 9 km/l (cidade) / 9,1 km/l (estrada)
Consumo elétrico: 23,7 km/l (cidade) / 21,4 (estrada)
9 – BMW X5 Plug-In Híbrido – 0,91 MJ/km
Motor 3.0 + elétrico
Consumo gasolina: 9,1 km/l (cidade) / 9,3 km/l (estrada)
Consumo elétrico: 21,9 km/l (cidade) / 22,6 (estrada)
10 – Audi Q5 Sportback TFSI e – 0,93 MJ/km
Motor 2.0 + elétrico
Consumo gasolina: 8,6 km/l (cidade) / 8,9 km/l (estrada)
Consumo elétrico: 21,8 km/l (cidade) / 21,8 (estrada)