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Hyundai HB20S ganha nova versão na linha 2024; veja os preços
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Hyundai HB20S ganha nova versão na linha 2024; veja os preços

Sem mudar o visual, Hyundai HB20S 2024 ganha nova configuração com mais recursos; sedã conta com motores 1.0 aspirado e turboflex

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

16 de ago, 2023 · 3 minutos de leitura.

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Hyundai HB20S preço sedãs carro popular
Hyundai HB20S
Crédito:Diogo de Oliveira/Estadão

Após atualizar o HB20 no começo de agosto, a Hyundai acaba de lançar a linha 2024 do sedã HB20S. O modelo, assim como o hatch, tem como principal novidade a adição de uma nova configuração na gama. Dessa forma, o três volumes feito em Piracicaba (SP) passa a contar com seis versões e preço a partir de R$ 91.890 na Comfort com motor 1.0 aspirado de 80 cv de potência.

De acordo com a Hyundai, a nova configuração se chama Platinum Safety e tem como base a já conhecida Platinum. No entanto, ela adiciona recursos extras como, por exemplo, frenagem autônoma de emergência, assistente permanência e centralização em faixa, bem como farol alto adaptativo e detector de fadiga. Além disso, no interior, também adiciona bancos revestidos em couro cinza.



Novo Hyundai HB20S
Diogo de Oliveira/Estadão

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A opção topo de linha do HB20S, a Platinum Plus, também ganhou novidades no acabamento da cabine. Agora, o modelo vem de fábrica com bancos de couro, que podem ser em preto ou cinza.

Mecânica não muda

Sob o capô, nenhuma novidade. A linha HB20S permanece com duas opções de motorização. As versões de entrada Comfort e Limited, por exemplo, contam com o motor 1.0 aspirado flex de 80 cv e 10,2 mkgf de torque. O câmbio, por sua vez, é manual de 5 marchas. Já nas configurações mais cara, o motor é o 1.0 TGDI turbo flex com injeção direta. Este entrega 120 cv e 17,5 mkgf. A transmissão, por fim, é automática de 6 velocidades.

Preços do Hyundai HB20S 2024

  • Hyundai HB20S Comfort 1.0 MT: R$ 91.890
  • Limited 1.0 MT: R$ 97.090
  • Comfort 1.0 turbo AT: R$ 110.890
  • Platinum 1.0 turbo AT: R$ 117.790
  • Platinum Safety 1.0 turbo AT: R$ 119.990
  • HB20S Platinum Plus 1.0 turbo AT: R$ 126.590

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Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”