Você está lendo...
GM firma acordo para contratar funcionários da Ford
Mercado

GM firma acordo para contratar funcionários da Ford

Reunião teve a presença do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, para anunciar a intenção de contratação dos funcionários que serão demitidos na Ford

José Antonio Leme

20 de ago, 2019 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

ford
FÁBRICA DA FORD EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)
Crédito:GABRIELA BILÓ/ESTADÃO

A General Motors firmou um compromisso para contratação preferencial de funcionários da fábrica da Ford de São Bernardo do Campo (SP). O acordo foi assinado na sede da GM, em São Caetano do Sul, no ABC paulista.

Na reunião, que teve a presença do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e do presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, a ficou acertado que a empresa deve contratar parte dos funcionários que serão demitidos por causa do fechamento da fábrica da Ford.

Em fevereiro, a Ford informou que deixaria de atuar no segmento de caminhões. Com isso, encerraria as atividades da planta de São Bernardo, onde produzia a linha Cargo e também automóveis da linha Fiesta. É grande a possibilidade de o grupo brasileiro Caoa comprar a fábrica da Ford.

Publicidade


Segundo a Prefeitura de São Bernardo, os interessados farão o contato via Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo. Esse é o nome do serviço para recolocação de desempregados mantido pelo município. Além de fazer o encaminhamento, o CTR também irá qualificar os profissionais para lidarem com os sistemas utilizados pela GM.

CEO da GM, Zarlenga disse que a contratação dos ex-funcionários da Ford é uma grade oportunidade para a empresa. Isso porque trata-se de pessoas já treinadas no segmento automotivo e com conhecimento do funcionamento de uma fábrica.

GM deve iniciar contrações em breve

A GM deve iniciar os processos de contratação em breve. A empresa está prestes a começar a produção da nova geração de Onix e Onix Sedan (ex-Prisma). E também de um novo SUV compacto, que será o sucessor do Tracker. Por isso, precisará de mais gente qualificada na fábrica.


Em março, a GM confirmou o investimento de R$ 10 bilhões em fábricas no Estado de São Paulo. Esses recursos serão distribuídos nas plantas de São José dos Campos e São Caetano do Sul, no período entre 2020 e 2024.

O anúncio está ligado à criação do IncetivAuto, programa do Estado de São Paulo que concede benefícios fiscais, como descontos de até 25% no ICMS, a empresas que investirem no Estado Para ter direito ao incentivo as companhias têm de injetar ao menos R$ 1 bilhão no Estado e gerar, no mínimo, 400 novos postos de trabalho.

Fábrica da Ford pode ser comprada pela CAOA

A CAOA, empresa nacional que é representante da área de carros importados da Hyundai e controladora da Caoa Chery, confirmou que negocia a compra da unidade fabril. Segundo publicou o Jornal do Carro, a proposta seria produzir caminhões leves da Ford sob licença e também veículos pesados da Hyundai caminhões, da linha Xcient.


Há tempos a Caoa vem estudando a viabilidade de produzir caminhões semi-pesados e pesados no Brasil. O grupo já fabrica os leves HR e HD80 em Anápolis (GO).

OS CARROS MAIS VENDIDOS DE JULHO DE 2019:

Atualizada em 21/8 às 12h08


Hyundai Creta New Generation Limited Safety
Oferta exclusiva

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Deixe sua opinião