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GM tem sedã elétrico mais barato que Onix Plus que roda 500 km
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GM tem sedã elétrico mais barato que Onix Plus que roda 500 km

Sedã elétrico da GM completa a linha junto do Starlight PHEV, que faz sucesso entre os eletrificados na China; modelo da Wuling tem amplo espaço

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

15 de abr, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Wuling Starkight EV é sedã elétrico da GM na China
Crédito:Wuling/Divulgação

A Wuling, uma joint-venture entre a chinesa SAIC e a General Motors, anunciou seu primeiro sedã elétrico: o Wuling Starlight EV. O modelo agora complementa a linha de sedãs eletrificados acessíveis, junto do Starlight PHEV, híbrido plug-in. A título de curiosidade, a versão, híbrida, por exemplo, foi lançada em novembro do ano passado e já vendeu 50 mil unidades na China.

Contudo, para ser acessível, o preço também precisa ser, e é: pede-se 109.800 yuan pelo Starlight EV. Isso equivalente a R$ 77.000 em conversão direta, por exemplo. Um valor menor até do que o pedido por um Chevrolet Onix Plus no Brasil, que custa a partir dos R$ 99.490, em sua versão básica 1.0 aspirado.



O modelo tem base na plataforma Tianyu EV. Isso pode permitir a produção de versões híbridas plenas e elétrica com autonomia estendida por um motor a gasolina, por exemplo. A versão EV diferencia-se da híbrida pela frente “lisa”, sem tomadas de ar. E também pela ausência da barra de LED que percorre a frente do carro.

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Sedã elétrico da GM tem dimensões de carro grande

Wuling/Divulgação
Wuling/Divulgação

O mercado chinês gosta de sedãs grandes, e o Starlight EV, mesmo feito para ser acessível, não é exceção. Por lá, o modelo mede 4,83 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,51 m de altura, além de um longo entre-eixos, de 2,80. Para se ter uma ideia, é bem mais do que oferece o Onix Plus e o finado Cruze, por exemplo. O coeficiente aerodinâmico também é bom, de 0,22 Cd.

Para mover o sedã da GM, há um motor elétrico de 136 cv, alimentado por duas baterias LFP, ou por uma de 41.9 kWh, com alcance elétrico de 410 km (WLTP), ou de 54.3 kWh, para rodar 510 km entre as recargas. Sua velocidade máxima, no entanto, é de 150 km/h. Internamente, apresenta uma tela de 8,8 polegadas por padrão, mas a central multimídia pode ter 10,1 ou 15,6 polegadas.


Wuling/Divulgação
Visual arrojado ajuda na aerodinâmica (Wuling/Divulgação)

Por fim, o que agrada em um sedã é o porta-malas, e o Starlight tem 540 litros. O modelo está atualmente em pré-venda, que vai até o dia 31 de maio, mas o carro em si só será apresentado ao público durante o Salão de Pequim, durante o final do mês de abril.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.