Diante do substancial aumento nas vendas de carros elétricos no Brasil, a General Motors (GM) planeja entrar na disputa, mas com um modelo chinês. Lançado há poucos meses na China, o Baojun Cloud já tem mais de 10 mil pedidos de reserva no país oriental. O hatch com formas de monovolume tem basicamente a mesma proposta do BYD Dolphin, justamente o modelo que vem chamando a atenção por aqui, com vendas recordes nos últimos três meses.
Segundo apuração do site Mobiauto, a GM estuda lançar o Cloud EV no Brasil até 2025 com o logotipo da Chevrolet. O modelo virá disputar o segmento que é basicamente formado por concorrentes chineses. Esse lançamento é algo novo e complementar ao plano já anunciado pela montadora, de lançar seus novos carros elétricos em fase final de desenvolvimento nos Estados Unidos. Por exemplo, os Chevrolet Equinox EV e Blazer EV.
Como é o GM Cloud EV, concorrente do BYD Dolphin
Lançado na China em agosto desse ano, o Cloud EV estreou com os mesmos preços do BYD Dolphin. Chamado de Yunduo em chinês, o modelo foi feito em parceria pela Saic, GM e Wulling, e tem dimensões próximas das de outro produto da GM: o Bolt EUV. São 4,29 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 metros de entre-eixos. Isso faz dele o maior elétrico da Baojung, bem como o primeiro de cinco portas da marca.
Com plataforma dedicada e porte meio hatch, meio minivan, o Cloud EV é espaçoso e pode acomodar até cinco pessoas. Além disso, seu porta-malas pode variar entre 382 litros e 606 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, o modelo ganha status de minivan e chega a 1.707 litros de volume.
Elétrico da GM é mais potente que o Dolphin
O Baojun Cloud EV tem um motor elétrico no eixo dianteiro com 100 kW de potência, o equivalente a 136 cv. Ou seja, é mais forte que o Dolphin EV (95 cv), bem como o Chevrolet Onix 1.0 turboflex, que tem 116 cv. Já a bateria (LFP) pode vir em duas versões. Uma com 37,9 kWh e outra com 50,6 kWh. Desse modo, o modelo pode alcançar, respectivamente, 360 km e 460 km com uma carga completa, conforme o padrão chinês NEDC.
Na cabine, o Cloud EV, a exemplo do rival da BYD, é minimalista. Praticamente tudo se concentra na enorme tela central de 15,6 polegadas. Mas, no modelo da GM, o display é fixo e não gira, como no Dolphin. Por outro lado, o Baojun tem quadro de instrumentos maior, de 8,8″ (são 5″ no BYD). Ademais, tem comando de voz, GPS, assistente de baliza, piloto automático, visão 360º e controle do carro por aplicativo são itens de série.
No visual, a dianteira em duas camadas e com ampla área envidraçada destaca o conjunto óptico. Assim como no Dolphin, há uma barra de LED que vai de uma ponta a outra. Assim, os faróis principais ficam na altura do para-choque, ao estilo da Chevrolet Montana. Já a lanterna vai de um lado ao outro e cruza a tampa do porta-malas. As laterais, por fim, fazem a diferença com maçanetas embutidas e rodas “fechadas”, que ajudam na aerodinâmica.
Preços do GM Cloud EV na China e no Brasil
O interior tem ainda acabamento em duas cores e plásticos que imitam madeira. Além disso, tem iluminação ambiente com 256 cores diferentes. Sucesso na China, o Baojun Cloud EV já tem 10 mil encomendas por lá. Com quatro versões, os preços começam em 95.800 yuans (R$ 65 mil) e chegam até 123.800 yuans (R$ 83.800). No Brasil, o modelo deve acompanhar o BYD Dolphin e o GWM Ora 03, com preço na faixa de R$ 150 mil.
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