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Chevrolet Equinox EV tem autonomia de 500 km e vem ao Brasil em 2024
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Chevrolet Equinox EV tem autonomia de 500 km e vem ao Brasil em 2024

Com lançamento previsto para 2023, Chevrolet Equinox EV será mais barato que o novo Bolt elétrico; SUV terá duas versões de acabamento

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

13 de set, 2022 · 6 minutos de leitura.

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Versão topo de linha pode oferecer 294 cv e 47,8 mkgf de torque
Crédito:Divulgação/Chevrolet

A General Motors revelou nos Estados Unidos imagens e detalhes técnicos do Equinox EV, novo SUV elétrico acessível da Chevrolet. Ele terá duas versões disponíveis, com tração dianteira e integral (AWD). A opção de entrada tem 213 cv de potência e um torque instantâneo de 33,5 mkgf, enquanto o modelo mais caro terá 294 cv e um torque robusto de 47,8 mkgf. Ou seja, será bem mais poderoso que o novo Bolt, lançado neste mês no Brasil. Da mesma forma, o SUV terá autonomia de até 500 km. É um número surpreendente, sobretudo pelo posicionamento do modelo.

Estimativas apontam que o Equinox EV terá preço inicial na faixa de US$ 30 mil, o equivalente a R$ 155 mil na conversão direta e sem taxas. Esse valor é próximo aos dois modelos elétricos mais baratos à venda por aqui, o Renault Kwid E-Tech e o Caoa Chery iCar. De acordo com a GM, o SUV médio movido a baterias vai chegar às lojas norte-americanas no segundo trimestre de 2023. Já no Brasil, o modelo chega em 2024. Vale lembrar que, por aqui, a marca também vai trazer o irmão maior do Equinox, o Blazer EV, bem como a picape Silverado elétrica.

Chevrolet Equinox
Lanternas traseiras do Equinox EV são de LED interligadas – Divulgação/Chevrolet

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Como é?

O utilitário nascerá da nova plataforma da GM para elétricos, que utiliza a baterias Ultium – desenvolvidas e feitas pela montadora. Em relação ao design, o SUV traz linhas modernas. Na dianteira, por exemplo, o crossover chama atenção pela nova assinatura dos faróis, que conta com uma faixa fina e extensa na horizontal. No centro, há o logotipo da Chevrolet. Logo abaixo, temos a grade fechada que, na versão topo de linha RS, é aberta. Assim, torna o visual mais esportivo.



Na traseira, destaque mais uma vez para a iluminação em LED das lanternas, que são interligadas na horizontal. Na versão de entrada, LT, as rodas são de 19”. Já na versão esportivada, as rodas podem ser de 20” e 21”, com uma pegada mais robusta. Nesta versão, há detalhes em preto brilhante, bem como um design de para-choques mais esportivo.

SUV elétrico vai chegar no Brasil em 2024 – Divulgação/Chevrolet

Por dentro

Na cabine, o Equinox EV segue o visual moderno e conta com muita tecnologia embarcada. A central multimídia, por exemplo, é sensível ao toque e possui 17,7 polegadas. Ela, inclusive, é levemente inclinada para o motorista. Além disso, é possível notar um cluster 100% digital atrás do volante, que tem sistema de aquecimento, assim como os bancos (dianteiros e traseiros).

Segundo a montadora, o SUV médio da Chevrolet vai contar com um espaço interno significativo, podendo receber 5 pessoas com tranquilidade. A capacidade do porta-malas, que pode ser aberto de forma elétrica, também será ampla, podendo comportar 1.614 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Central multimídia terá 17,7 polegadas – Divulgação/Chevrolet

SUV tecnológico

No Equinox, há um pacote atualizado de recursos de segurança. Entre eles, há, por exemplo, sistema de frenagem automática de emergência, alerta de manutenção e saída de faixa, farol alto adaptativo, assistente de ponto-cego e alerta de colisão frontal. O modelo também conta com assistentes de estacionamento, piloto automático adaptativo e sistema Super Cruise 4 de direção autônoma.

Vale dizer que, ambas as versões do SUV possuem a tecnologia One Pedal Drive. Assim que o motorista tira o pé do acelerador, o carro começa a frear de forma gradativa. Portanto, recupera energia que ajuda a recarregar a bateria do veículo.

Chevrolet Equinox
Divulgação/Chevrolet

Sistema de carregamento

A GM aproveitou para divulgar o período de carregamento do Chevrolet Equinox elétrico. Em um carregador padrão de 11,5 kW, o famoso Wallbox (carregador de parede), o modelo consegue recuperar 54,7 km de autonomia em uma hora. Já no de 19,2 kW, o mesmo período consegue atingir 82 km de carga. Por fim, em um ponto de recarga rápida (DC), de até 150 kWh, o SUV consegue atingir 112 km em apenas 10 minutos.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.