A corrida pelo carro elétrico está insana na China, com novos modelos cada vez mais acessíveis e com baterias mais potentes. Enquanto no Brasil o BYD Dolphin fez um tremendo barulho ao chegar ao País com preço de R$ 149.800 – já vendeu mais de 2.500 unidades em apenas um mês -, no mercado chinês há vários carros elétricos com preços populares. Pois a GM prepara um lançamento no país para disputar mercado justamente com o “Golfinho” da BYD. Trata-se do Baojun Yunduo.
Feito em parceria entre Saic, GM e Wulling, na China, o novo hatch deve chegar ao mercado local até o fim deste mês. Por ora, estima-se que custe, aproximadamente, 71.500 yuan (R$ 47.165, na conversão direta).
Mas, além do preço, chama atenção também o (belo) visual. Com tamanho levemente mais avantajado que o BYD Dolphin, o Baojun Yunduo tem um estilo que mescla hatch e minivan. Em números, mede 4,30 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,65 m de altura. Para comparação, o BYD tem, respectivamente, 4,12 m, 1,77 m e 1,57 m. Neles, portanto, apenas o entre-eixos é igual: 2,70 m.
Na parte estética, além da dianteira em duas camadas e da grande área envidraçada, destaca-se o conjunto ótico. Na frente, como no Dolphin, há uma barra iluminada por LEDs que vai de uma ponta a outra da carroceria. Entretanto, os faróis principais, ficam na altura do para-choque (ao estilo Chevrolet Montana, Fiat Toro e companhia). Já a lanterna vai de um lado a outro do carro e cruza a tampa do porta-malas. As laterais, por fim, fazem a diferença com maçanetas embutidas e rodas com estilo fechadão, a fim de melhorar a aerodinâmica. Um spoiler completa o visual.
Interior tecnológico
Do lado de dentro, o Baojun Yunduo, bem como o rival, é bem minimalista. Tudo, praticamente, se concentra na enorme tela central, de 15,6. Mas, aqui, não gira, como no Dolphin. Por outro lado, tem quadro de instrumentos maior, com 8,8 polegadas (5″ no BYD). Comando de voz, navegação, Park Assist, piloto automático, câmera 360 graus, sistema de navegação e controle do carro por App fazem parte do pacote. Ademais, o hatch – que tem acabamento em duas cores e com plásticos que imitam madeira – vem com iluminação ambiente com 256 cores diferentes.
Para se mover, conta com um motor elétrico no eixo dianteiro com 100 kW (equivalente a 136 cv). O torque não foi divulgado. Já a bateria (LFP) pode vir em duas versões. Uma, com 37,9 kWh e, a maior, com 50,6 kWh. Desse modo, o Baojun Yunduo pode alcançar, respectivamente, 360 km/460 km com apenas uma carga completa, conforme o padrão NEDC.