Você está lendo...
Novo Toyota SW4 híbrido ganha projeções e mostra visual mais moderno
Notícias

Novo Toyota SW4 híbrido ganha projeções e mostra visual mais moderno

Projeção feita revela as novidades no visual do SUV da Toyota; motorização híbrida-leve junta ao motor Turbodiesel será uma opção

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

21 de jul, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Projeção do Novo Toyota SW4 adianta suas novidades para o próximo ano-modelo
Crédito:Malvinwsteiawan/Reprodução

Alguns dias depois de vazarem imagens do novo Toyota SW4, surgem as primeiras projeções da nova geração do SUV de 7 lugares da marca japonesa, que estreia em 2024 e virá ao Brasil. A dianteira será completamente redesenhada, seguindo a mesma linha de estilo de novidades recentes da marca. As laterais, no entanto, seguem intocadas no SUV da Hilux.

Entretanto, as mudanças não sugerem uma nova geração do modelo. Esperava-se um completo redesenho do veículo, algo que, no entanto, ficou restrito à parte da frente, onde grade e demais elementos receberam um novo design. As principais mudanças se concentram nos faróis com assinatura nova, de LED, além de um para-choque totalmente novo.



Foto vazada sugere mudanças na dianteira da SW4, laterais seguem intactas (GaadiWaadi/Reprodução)

Publicidade


O que faz dessa renovação de desenho uma novidade considerável, é a presença do conjunto híbrido, novidade para 2024. O SW4 terá um sistema híbrido-leve de 48V, onde um pequeno gerador substitui o alternador, que ajuda nas acelerações iniciais e demais funções. Desta forma, o modelo consome menos combustível e reduz suas emissões, por exemplo.

Toyota SW4 terá 2.8 Turbodiesel junto ao sistema híbrido

O motor esperado para fazer par com o conjunto será o 2.8 turbodiesel de 224 cv, o que por si só é uma novidade, uma vez que conjuntos híbridos não tem o costume de trabalharem junto de motores diesel, algo mais comum em modelos à gasolina. Dependendo de qual mercado o carro estará à venda, o público poderá comprar versões mais simples, sem a opção híbrida.

Isso significa que haverá a possibilidade de comprar um SW4 em versões 4×2 e 4×4, e até com transmissão manual, algo cada vez mais raro atualmente, por exemplo. Além disso, as novidades também acontecem no interior, onde um novo console central deve aparecer, além de uma multimídia atualizada, painel de instrumentos digital e bancos com novo desenho. 


No entanto, a versão com 7 lugares do SW4 continuará em produção. Por fim, o modelo redesenhado deve ser lançado na nos próximos meses, primeiro em países da Ásia, onde tem o nome de Fortuner. O modelo deve chegar ao Brasil e demais países da América Latina em seguida, que serão abastecidos pelas unidades vindas da fábrica de Zárate, na Argentina, onde já é feita a picape média Hilux.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ford mostra Nova Ranger por dentro e picape é cheia de tecnologias


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.