05/01/2012 - 4 minutos de leitura.

Golf elétrico é bom de guiar

Golf é o carro-chefe da Volkswagen. Não por acaso, a marca o usou como “cobaia” de seu sistema de propulsão 100% elétrico, em testes na Alemanha. O JC avaliou o hatch nos arredores da matriz da empresa e constatou: ele é bom de guiar

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

TIÃO OLIVEIRA

Wolfsburg (Alemanha) – O Golf é o carro-chefe da Volkswagen no mundo. Não por acaso, a marca o usou como “cobaia” de seu sistema de propulsão 100% elétrico, que está em testes na Alemanha. O JC avaliou o hatch nos arredores da matriz da empresa e constatou: ele é bom de guiar.

Batizada de Blue-E-Motion, essa versão deve ser lançada comercialmente em 2013. Por fora o carro, de sexta geração (o vendido no Brasil é da quarta), é exatamente igual ao modelo com motor a combustão. A única diferença são os adesivos, que entregam sua “alma verde”.

Continua depois do anúncio

A cabine também lembra a do hatch “comum”. Há, inclusive, alavanca de câmbio, algo incomum em veículos elétricos. As diferenças aparecem quando se aciona o motor, que seria absolutamente silencioso se não houvesse um dispositivo sonoro que serve para alertar os pedestres que o carro está em movimento.

Ao pisar no acelerador toda a força é imediatamente despejada nas rodas dianteiras. As acelerações não são brutais, mas os 27,5 mkgf de torque garantem boa diversão ao motorista. O motor elétrico, que produz o equivalente a 115 cv, não transmite qualquer vibração ao volante.

Apesar dos bons números, o Golf elétrico não passa dos 135 km/h. Como comparação, a versão 2.0 flexível à venda no Brasil gera, com apenas etanol no tanque, até 120 cv e 18,4 mkgf e vai a 203 km/h, de acordo com dados da fabricante.


É possível escolher entre três modos de condução. No “Normal”, toda a cavalaria fica à disposição em tempo integral. No “Eco” a potência baixa para o 95 cv e a velocidade máxima, para 120 km/h. Já no “Range” há apenas 69 cv e final é de meros 95 km/h.

Viagem feita a convite da Volkswagen


Notícias relacionadas

Avaliação

VW Tiguan Allspace R-Line é bom, mas podia ser melhor; veja o vídeo

Avaliação

Aceleramos: Jeep Commander Blackhawk é SUV esportivo para sete pessoas apressadas

Avaliação

Avaliação: Renault Duster 2024 ganha itens, mas consumo é ruim; veja o vídeo

Avaliação

Vídeo: veja tudo o que mudou no Chevrolet Spin 2025 de 7 lugares

OFERTAS 0KM
De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00

Hyundai Creta Action 1.6

R$144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 MAX DRIVE

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

De R$ 149.990 por R$ 132.990,00

Hyundai Creta Limited Safety

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

VER TODAS AS OFERTAS