Você está lendo...
Google Assistente lança comandos para motoristas não usarem o celular ao volante
Mercado

Google Assistente lança comandos para motoristas não usarem o celular ao volante

Modo Direção do Google ganhará novos comandos de voz para que o motorista não use o telefone enquanto dirige; Android Auto tem novidades

Jady Peroni, Especial para o Jornal do Carro

25 de set, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Google Assistente lança novos recursos de comando de voz para auxiliar motoristas.
Crédito:Divulgação/Google

Com o intuito de manter o foco do motorista na estrada, o Google anunciou um novo comando de voz para o Modo de Direção do Google Assistente. A novidade, que chegará nas próximas semanas e estará disponível em 10 países, permite que o sistema inicie e tenha acesso à varias funções sem que seja necessário tocar no smartphone.

Para diminuir as distrações, o usuário não pode tirar as mãos do volante e desviar o olhar. Por isso, para acionar o novo recurso, basta dizer a frase ”Ok, Google, vamos dirigir”. É possível ativar o sistema automaticamente ao conectar o dispositivo ao Bluetooth. Dessa forma, é possível criar uma nova rota de navegação, ouvir mensagens, retornar chamadas e, até mesmo, ligar Apps de streaming.

Para mandar uma mensagem, por exemplo, basta falar ”Ok, Google, enviar mensagem de áudio”, e ele imediatamente ativa a leitura de voz.

Publicidade


Google Assistente
Divulgação/Google

Nova interface

O Google também está trazendo atualizações para o Android Auto. Para quem não sabe, trata-se é um recurso que permite espelhar a tela do celular na multimídia do carro.

Apesar de ser possível fazer a conexão por cabo USB, algumas montadoras já o incluíram a conexão sem fio com o sistema em carros mais novos, como modelos de Ford, GM, Fiat e Jeep, entre outros. Além disso, o Google anunciou que tem um novo parceiro que terá o sistema integrado nos futuros modelos: a Honda.


Com a nova interface, além de ouvir músicas, notícias e podcasts, o sistema traz os ”GameSnacks”. Ou seja, jogos para que o motorista se ocupe enquanto quando o carro está estacionado.

Divulgação/Google

Contudo, para quem utiliza o sistema para otimizar as funções do dia a dia, as novidades ainda trazem um comando de ”Perfil de Trabalho”. Nele, o próprio Google acessa seu calendário e informa sobre as próximas reuniões, tarefas e mensagens vinculadas ao trabalho.


Pagar combustível

Uma das ferramentas mais interessantes no sistema é a que permite pagar a conta de gasolina em postos de abastecimento apenas com as palavras ”Ok, Google, pague a gasolina”. No entanto, essa opção só está disponível para o mercado norte-americano e não tem previsão para chegar no Brasil.



De acordo com a plataforma, o comando terá instalação em 32.500 postos de abastecimento nos EUA. O pagamento, portanto, será feito apenas informando o número da bomba onde está o veículo.

Por fim, para quem tem um carro elétrico e é fã da empresa, a Google também promete novos recursos. Entre eles, está o comando de procura por estações de carga através do Maps, junto com informações em tempo real sobre disponibilidade de carregadores.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião