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Great Wall registra no Brasil SUV Wey Macchiato, possível rival do Corolla Cross

Depois de comprar a fábrica da Mercedes-Benz no interior paulista, chinesa Great Wall Motors registra SUV híbrido da sua marca de luxo Wey

Jady Peroni, Especial para o Jornal do Carro

16 de set, 2021 · 6 minutos de leitura.

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Possível SUV foi registrado no Brasil e pode faz parte do cardápio da Great Wall no Brasil
Crédito:Divulgação/GW

Após comprar da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), a Great Wall Motors continua a traçar planos para o mercado brasileiro e latino. A montadora chinesa vai iniciar sua operação nos próximos meses com modelos importados, e, somente daqui a um ano, deverá ligar as máquinas da unidade paulista. Por ora, sabe-se apenas que a GWM vai fazer picapes e SUVs. Pois nesta semana, a empresa registrou mais um modelo no País, da sua marca Wey, de carros mais luxuosos.

O SUV Macchiato teve uma imagem do seu desenho industrial publicada na revista INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Com 4,52 metros de comprimento, por 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e 2,71 m de entre-eixos, o utilitário tem exatamente o mesmo tamanho do Haval H6, um dos modelos cotados para o Brasil.

Ou seja, é um candidato a rival do Toyota Corolla Cross, um dos destaques nas vendas deste ano. Inclusive, o Wey Macchiato é vendido na China em versão híbrida. Assim, se a marca chinesa apostar na tecnologia e seguir os passos da Toyota, futuramente pode ter a sua versão híbrida flex para o mercado brasileiro. Afinal, a Great Wall agora tem uma fábrica local, que vai abastecer toda a região da América do Sul.

Como é o Wey Macchiato?

O utilitário em questão, com desenho registrado no INPI, possui três versões disponíveis e usa a plataforma modular DHT híbrida. Ou seja, o Macchiato nasce da base do H6, que, por sua vez, também é usada pelo Jolion, outro SUV cogitado para o mercado brasileiro. No entanto, o modelo da Wey tem estética diferente dos demais, que usam o logotipo da Haval.

Reprodução

Na trilha do Corolla Cross

No Brasil, o SUV da Great Wall pode se tornar um concorrente em potencial do Corolla Cross. Contudo, chega até a se sobressair ao grande sucesso da marca japonesa. Na mecânica, o Wey Macchiato traz um motor 1.5 aspirado de ciclo Atkinson que rende 102 cv e outro elétrico (DHT100), que gera 136 cv. Combinados, oferecem um total de 192 cv e 25,5 mkgf de torque, contra 177 cv e 21,4 mkgf entregues no SUV híbrido da Toyota.  

Divulgação/GW

O sistema híbrido do SUV da marca chinesa possui, ainda, uma transmissão automática e usa uma bateria de lítio com 1,6 kWh. Dessa forma, é capaz de rodar até 35 km/h usando somente eletricidade. Já em sua versão híbrida plug-in (PHEV), o Wey Macchiato traz o motor elétrico de 204 cv que é usado pelo ORA Big Cat. Com ele, segundo dados da montadora, o consumo médio com gasolina é de 21,2 km/l, e a autonomia chega a 1.100 km.



Great Wall no Brasil

Nos últimos dois anos, a Great Wall Motors comprou fábricas da General Motors na Tailândia e na Rússia. E está perto de fazer o mesmo na Índia, assim como fez no Brasil, adquirindo a unidade inaugurada pela Mercedes-Benz em 2016. Nesse sentido, a operação brasileira tende a nascer como uma das maiores da empresa no mundo.

Recentemente, o Jornal do Carro divulgou as expectativas em relação ao cardápio da marca chinesa no Brasil. Em seu portfólio, a Great Wall tem utilitários de todos os tipos e tamanhos. Só a marca Haval, especializada em SUVs, possui 16 modelos disponíveis em seu site oficial. Já a GWM tem cinco picapes, algumas 4×4 e, portanto, voltadas ao off-road.

Great Wall picape
Great Wall/Divulgação

Por ora, a Great Wall ainda não detalhou os futuros modelos nacionais. Mas é certo que, antes de produzir no País, a marca vai trazer alguns importados da China. A fabricante não revelou o valor da negociação com a alemã Daimler, dona da Mercedes-Benz. Mas já anunciou a meta de produzir 100.000 veículos por ano no interior paulista.

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