Os interessados em colocar na garagem o mais recente lançamento da Great Wall Motors precisarão desembolsar R$ 9.000 de sinal. O carro ainda não chegou às revendas brasileiras, mas a GWM abre nesta terça-feira (14) a pré-reserva da linha Haval H6 em sua loja virtual no Mercado Livre (clique aqui). De acordo com a fabricante chinesa, o valor pago – via Pix ou boleto – ficará depositado em uma conta no banco digital Mercado Pago. Assim, as primeiras unidades do H6 GT, o primeiro modelo disponível no País, serão entregues em abril.
E o ineditismo não para no modo de compra. Afinal, o SUV cupê híbrido plug-in tem detalhes incomuns por dentro e por fora. Feito com foco no Brasil, o Haval H6 GT já tem unidades do primeiro lote no País desde janeiro. Na sequência, a GWM vai lançar o SUV H6 Premium, nas versões HEV (híbrida tradicional) e PHEV (híbrido plug-in).
Para começar, o GWM Haval H6 GT une motor 1.5 turbo a gasolina e outros dois propulsores elétricos – um em cada eixo. Como resultado, o conjunto – batizado de “e-Traction” – gera 393 cv de potência combinada. E tem 77,7 mkgf de torque também combinado, afinal, a fabricante não divulgou dados por unidade. Como resultado, aceleração entre zero e 100 km/h leva 4,8 segundos, com tração integral e uma transmissão de duas marchas que também se conecta ao motor a combustão, como no H6 convencional. Este conjunto estreia no mercado brasileiro.
Combustão funciona como gerador
De acordo com a GWM, a tecnologia e-Traction permite que os dois motores elétricos fiquem responsáveis pela tração. Ou seja, o motor a combustão serve como apoio, apenas para atuar em condições específicas. Desse modo, o 1.5 turbo (pode gerar tração para o eixo dianteiro) funciona na maior parte do tempo para gerar energia para a bateria.
A marca afirma que o Haval H6 GT é capaz de percorrer 170 km apenas em condução elétrica. A alimentação vem de uma bateria de 34 kWh que pode ser recarregada tanto em corrente alternada (em 5 horas) como em corrente contínua (em 29 minutos, entre 10% e 80%).
Conectado
Por fim, o Haval H6 GT vendido no Brasil tem freios a disco nas quatro rodas (ventilados no eixo dianteiro), rodas de liga leve com 19″ pintadas em preto e calçadas por pneus Michelin 235/55 R19 e, no interior, central multimídia com 12,3″ e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, acabamento que simula fibra de carbono e revestimento de tecido suede nos bancos, portas, console e painel. Em tecnologia, destaque para a câmera de reconhecimento facial, que monitora a fadiga e a distração do motorista, bem como personaliza os ajustes do veículo.
O novato também promete condução semiautônoma. Entre eles se destacam o piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go, a frenagem automática de emergência e de tráfego cruzado traseiro, bem como monitor de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, entre outros itens. Para isso, trabalha com cinco câmeras e 14 radares distribuídos ao redor do veículo.
Não curtiu, devolve
A princípio, cabe ressaltar que a parceria da GWM com o Mercado Livre garante ao consumidor a desistência da compra do modelo (Haval H6 GT ou Haval H6) a qualquer momento – antes da entrega do veículo. Nesses casos, a marca promete reembolso rápido e sem burocracia.
Por ora, os preços oficiais não foram divulgados. A previsão fica para março, quando será aberta oficialmente a pré-venda da linha GWM Haval H6 2024 e se iniciarão os test-drives da linha na rede da marca. Há ideia de inaugurar 50 pontos em todo o Brasil.