Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

15/02/2024 - 14 minutos de leitura. Atualizado: 16/02/2024 | 11:05

GWM Ora 03 e BYD Dolphin: comparamos os rivais elétricos de R$ 150 mil; veja o vídeo

Com apenas R$ 200 de diferença na tabela de preço, GWM Ora 03 e BYD Dolphin tem armas distintas para agradar os consumidores brasileiros

BYD Dolphin e GWM Ora 03 são elétricos na faixa dos R$ 150 mil Crédito: Foto: Alex Silva/Estadão

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Em 2023, o segmento de carros elétricos ganhou dois nomes de peso vindos diretamente da China: o BYD Dolphin e o GWM Ora 03. E além das propostas parecidas, a rivalidade se estende na tabela de preço. O Dolphin, que caiu nas graças do brasileiro e se tornou o elétrico mais vendido do País, tem preço sugerido de R$ 149.800. O Ora 03, por sua vez, crava nos R$ 150 mil e ainda rasteja para emplacar bons resultados. Para se ter uma ideia, em 2023, o compacto da BYD alcançou 6.812 vendas. Já o hatch da GWM emplacou 772 unidades.

Seja como for, cabe lembrar que, com a volta do imposto de importação sobre os veículos eletrificados em 2024, os modelos devem subir de valor em breve. Mas, por ora, permanecem como rivais na faixa dos R$ 150 mil com armas distintas para conseguir destaque no mercado brasileiro.

GWM Ora 03 e BYD Dolphin: os chineses elétricos de R$ 150 mil
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Dolphin X Ora 03

Em termos de design, os compactos têm peculiaridades. O Dolphin faz parte da linha Ocean da BYD, que adota referências do oceano e animais marinhos. Tanto que “Dolphin”, na tradução literal do inglês, significa golfinho. A semelhança não é tão óbvia, mas o compacto tem estilo moderno e interessante. Na dianteira, por exemplo, o destaque fica para a peça que comporta os faróis de LEDs. Além disso, há um filete iluminado que contorna a grade.

Nas laterais, há recortes que deixam o carro com uma aparência jovial. As rodas, por sua vez, são de 16 polegadas em formato de “estrela do mar”, segundo a BYD. Na traseira, o foco de atenção fica para as lanternas que trazem desenhos com inspiração nas ondas do mar. O conjunto, aliás, é interligado.

Foto: Alex Silva/Estadão

No GWM Ora 03, o visual causou um pouco mais de polêmica. Assim que o modelo pisou no mercado, não teve como não reparar a inspiração em outros carros tradicionais como Fusca, Mini Cooper e até o Porsche 911, por exemplo. No entanto, o hatch traz alguns detalhes para se diferenciar no visual. Exemplo disso são os faróis redondos em LEDs. Aliás, no geral, o carro é mais arredondado.

O modelo ainda traz rodas de liga leve de 18 polegadas. Ou seja, maiores que a Dolphin. No entanto, a grande personalidade do carro está na traseira. As lanternas, por exemplo, não estão em uma posição convencional. Elas se encontram na base do vidro. Já as luzes de ré e setas ficam no para-choques. Enquanto isso, a luz de freio está presente no topo da tampa traseira.


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Foto: Alex Silva/Estadão

Porta-malas não é ponto forte

Razoavelmente maior que os rivais de JAC e Renault, o BYD Dolphin mede 4,12 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura, além do generoso entre-eixos de 2,70 metros, digno de um carro médio. Dessa forma, o modelo tem um espaço interno confortável. Aliás, um ponto de destaque do modelo da BYD sobre o Ora 03 é o porta-malas. Ao todo, são 345 litros de capacidade. Não é um dos pontos fortes do carro, mas mesmo assim dispara na frente do rival que tem apenas 228 litros.

No entanto, o Ora 03 é maior em alguns termos. No geral, são 4,26 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 1,60 m de altura. Por fim, o entre-eixos é de 2,65 metros. Por isso, o espaço interno do Ora 03 é ótimo, com bons vãos para pernas e cabeças no banco traseiro. Isso também explica por que o espaço para bagagens é pequeno. Ou seja, o projeto priorizou a cabine, que acomoda cinco pessoas. Isso confirma a sua vocação para o uso urbano.

Cabine do GWM Ora 03 – Foto: Alex Silva/Estadão

Embate forte em tecnologia

No interior, o GWM Ora 03 traz um visual mais sóbrio, embora tenha cores chamativas dependendo da versão. Aliás, vale dizer que o acabamento da cabine muda de acordo com a cor da carroceria. Seja como for, o modelo conta com bastante acabamento de plástico e revestimentos que imitam couro no painel. Um dos destaques é o espaço considerável para guardar objetos, bem como entradas USB espalhadas pela cabine.

Em termos de tecnologia, o motorista encontra duas telas de 10,25 polegadas em uma peça única. Aliás, para ligar o carro, nada de start stop, basta pisar mais fundo no pedal do freio. Um detalhe interessante é que ele não acelera enquanto você não colocar o cinto de segurança.

Cabine do BYD Dolphin – Foto: Alex Silva/Estadão

Já no Dolphin, a cabine é mais futurista e moderna. E grande parte dessa sensação fica por conta da central multimídia giratória de 12,8 polegadas que tem espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay (também presentes no Ora) e acaba sendo mais intuitiva. Mas, em contrapartida, o painel de instrumentos tem apenas 5 polegadas e embora combine com o design, é um pouco pequeno.

No acabamento, também tem a presença de bastante plástico e alguns materiais sensíveis ao toque. Além disso, um ponto de destaque são os bancos, que chamam atenção pelo design mais esportivo. Vale lembrar, aliás, que nenhum dos modelos conta com carregador de celular por indução.

Parte traseira da cabine do Dolphin – Foto: Alex Silva/Estadão

Equipamentos de segurança

O Dolphin conta com uma lista mais enxuta de recursos de assistência ao motorista. O modelo traz, por exemplo, assistente de frenagem automática, assistente de subida em rampas e monitoramento de pressão dos pneus. No mais, há câmeras 360° com uma excelente imagem e possibilidade de visualização em diversos ângulos (tem até opção 3D), o que facilita muito o dia a dia do motorista. Além disso, tem 6 airbags.

Já Ora 03 é mais equipado. O pacote de recursos semiautônomos é mais completo com frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo (ACC), alertade ponto cego, assistente de saída de vaga, assistente de estacionamento, leitura de placas de velocidade, entre outros. As câmeras 360° também fazem parte da lista. E no total, são 7 airbags.

Parte traseira da cabine do Ora 03 – Foto: Alex Silva/Estadão

Potência ou autonomia?

Quando o assunto é motor, também temos uma diferença expressiva. O BYD Dolphin conta com um propulsor elétrico dianteiro que rende até 95 cv de potência e 18,3 mkgf de torque. De acordo com a BYD, o hatch crava o 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e a velocidade máxima é de 150 km/h. O Ora 03, por sua vez, traz um motor elétrico, também dianteiro, mais potente. Ao todo, de acordo com a marca, são 171 cv e 25,5 mkgf de torque. E embora seja mais pesado que o Dolphin, faz um 0 a 100 km/h mais rápido, em 8,2 segundos. Já a velocidade máxima é de 160 km/h.

Em termos de autonomia, no entanto, o modelo da BYD dispara na frente. Com bateria de 44,9 kWh, o Dolphin tem 291 km de alcance, de acordo com o Inmetro. Por outro lado, o Ora 03 traz uma bateria de 48 kWh e autonomia máxima de 232 km. Ou seja, uma diferença de 59 km.

No carregamento, em corrente alternada, o Ora leva a melhor com 11 kWh contra 7,4 kW do Dolphin. Seja como for, ambos têm potência de recarga próxima na corrente contínua, ou seja, no carregamento rápido. São 60 kW do Dolphin contra 64 kW do Ora. Assim, segundo as marcas, ambos conseguem recuperar de 20% a 80% da bateria em cerca de 30 minutos.


Foto: Alex Silva/Estadão

Como é dirigir os elétricos de R$ 150 mil

Esse comparativo consiste em dois modelos com proposta urbana. Ou seja, a cidade é o habitat natural da dupla. Por conta do seu motor mais potente, o GWM Ora 03 acaba tendo mais fôlego em velocidades mais altas. As respostas são ágeis e o carro traz uma boa dirigibilidade. Um detalhe que chama atenção é que, além do sistema One Pedal (que utiliza somente o pedal do acelerador na condução), o hatch também traz um sistema de regeneração de energia quando o motorista tira o pé do acelerador. No entanto, pode atrapalhar um pouco dependo do nível, porque a frenagem acontece de forma mais brusca. Seja como for, cabe reforçar que assim que o condutor tira o pé do pedal, a luz de freio aciona. Ou seja, alerta os demais motoristas da via.

Um ponto importante é que o modelo da GWM conta com uma boa lista de recursos de auxílio ao condutor. Por isso, acaba tendo muitos avisos do que acontece ao redor do veículo. É eficiente, mas para quem não tem costume pode ser um pouco incomodo no começo. Por fim, um detalhe que chega a ser um ponto negativo é que a seta não desativa em grande parte das vezes. A não ser em curvas mais profundas.  


Foto: Alex Silva/Estadão

Por outro lado, o BYD Dolphin tem menos potência e perde um pouco de fôlego em altas velocidades. Mas isso não significa que o desempenho do carro é ruim. Muito pelo contrário. No geral, o hatch da BYD tem uma direção mais confortável em relação ao Ora 03. O modelo é bastante esperto e oferta uma boa experiência de direção. Além disso, quando o modo Sport é ativado, o carro compensa nas respostas mais rápidas, com uma empolgação a mais. Por fim, embora não tenha o mesmo nível de recursos do Ora 03, traz bastante comodidade e praticidade para o dia a dia.

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Ora 03 Skin: como é o carro elétrico de R$ 150 mil da GWM

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