Aos poucos, a Great Wall Motors (GWM) está se estabelecendo no Brasil. Por aqui, a montadora chinesa já trabalha com a submarca Haval, que conta com o SUV H6 em versão híbrida e híbrida plug-in. Segundo Oswaldo Ramos, chefe comercial da GWM do Brasil, foram emplacados 960 unidades da linha Haval, número superior ao do Corolla Cross em sua versão híbrida flex. Feito em Sorocaba (SP), o SUV da Toyota é o híbrido mais vendido do Brasil.
Mas isso não é problema para a GWM, afinal, a montadora chinesa comprou a fábrica que era da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). Aliás, a GWM está prestes a lançar uma submarca de carro elétricos no Brasil, a ORA. A confirmação veio no podcast #ElectricDays, do site InsideEVs. Durante o episódio, Oswaldo Ramos, confirmou que a ORA terá modelos entre os 10 lançamentos prometidos pela montadora no País.
Vale lembrar que a submarca é fruto de uma parceria entre a GWM e a alemã BMW na China. Por lá, é famosa pela nomenclatura que remete ao nome ‘gato’, muito usada no País asiático e em outros mercados. Os modelos incluem, por exemplo, o Good Cat, Funky Cat e Punk Cat – este último um clone elétrico do VW Fusca! Entretanto, os nomes devem mudar no Brasil. Isso porque, de acordo com Ramos, por aqui os carros serão identificados por siglas.
GWM vai lançar 10 veículos no Brasil
Até o momento, a GWM não revelou que modelos virão ao Brasil. Uma das apostas é o Ora Good Cat. Trata-se de um hatch elétrico que, inclusive, tem desenhos registrados no Brasil. Segundo a marca, o modelo conta com 4,23 metros de comprimento e 2,65 m de distância entre-eixos. Ou seja, é maior que o Peugeot e-208.
Sob o capô, o hatch chinês traz um motor elétrico que pode alcançar 145 cv ou 173 cv de potência, a depender da versão. As opções de bateria são de 49 kWh e de 63 kWh. Dessa forma, o Good Cat consegue alcançar uma velocidade máxima de 160 km/h. A autonomia, por sua vez, é de 400 km (no ciclo chinês CATL).
Marca ORA tem clone elétrico do Fusca
Entretanto, o Good Cat não é o modelo mais famoso da ORA. Mas sim o Punk Cat, que o Jornal do Carro já mostrou por aqui. O modelo tem inspiração no Fusca do fim dos anos 1960. Estão lá, por exemplo, o capô em arco envolvido pelas grandes e abauladas caixas de rodas. E a pintura estilo “saia e blusa”, que, no modelo chinês, combina verde escuro e branco. O hatch elétrico surgiu pela primeira fez no Salão de Xangai de 2021.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!