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Hatches recém-lançados custam mais que sedãs
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Hatches recém-lançados custam mais que sedãs

Segmento de médios tem novidades, tecnologia e procura elevada, diferente do que ocorria no passado

23 de out, 2013 · 5 minutos de leitura.

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 Hatches recém-lançados custam mais que sedãs
Golf tem motor eficiente e bom pacote de itens de série

Apenas R$ 7 mil separam as versões de entrada de Volkswagen Golf (sétima geração) e Nissan Sentra. E, na tabela, o mais barato é o sedã. O mesmo ocorre com o Peugeot 408, três volumes R$ 6 mil mais em conta que o novo hatch Ford Focus. Entre os médios, é fácil encontrar sedãs com preços sugeridos menores que os de modelos com dois volumes.

“No Brasil, o sedã sempre foi mais caro que o hatch, independentemente do segmento. Mas, por uma diferença de gerações, verificamos que os dois volumes mais modernos agora estão custando mais”, diz o gerente de desenvolvimento de negócios da Jato Dynamics do Brasil, Milad Kalume Neto. “É possível que essa situação seja corrigida pelo próprio mercado no futuro.”

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Por R$ 60.990, dá para levar para casa a versão 2.0 S do Nissan Sentra, cuja nova geração acaba de ser lançada no País. O sedã, que tem motor de 140 cv, vem de série com itens como ar-condicionado, rádio com toca-CDs e MP3, Bluetooth, air bags frontais e volante multifuncional, entre outros itens.

A tabela da versão “básica” do Volkswagen Golf começa em R$ 67.990 – motor 1.4 TSI a gasolina de 140 cv. O hatch traz ar-condicionado de duas zonas, rádio com toca-CDs e leitor de cartão de memória, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, volante multifuncional e sete air bags.

“A Nissan vem com preço atrativo para buscar mais espaço no mercado. Já o Golf é um carro muito bem equipado, que pode ter um versão mais em conta lançada posteriormente”, opina Milad.


O 408 foi lançado no Brasil em 2011, mas acaba de receber melhorias na suspensão. Além disso, o câmbio automático de quatro marchas saiu de cena e deu lugar ao de seis velocidades (leia mais na página 6). Até o fim de outubro, a versão de entrada, Allure, com caixa manual está em promoção e sai a R$ 54.990 – eram R$ 59.990.

Ela sai de fábrica bem recheada. Tem sensor de estacionamento na traseira, ar-condicionado digital de duas zonas, direção eletroidráulica, rádio com toca-CDs e entradas auxiliares, rodas de liga leve e volante multifuncional. Seu motor 2.0 gera até 151 cv (etanol).

Já a versão 1.6 S, de 135 cv, do hatch argentino Focus, sai por R$ 60.990. Entre os itens de série há rádios com os mesmos recursos do 408, tela LCD 3,5” air bags e ar-condicionado.


Para a gerente de produto da Ford, Adriana Carradori, quem procura um veículo médio quer status, tecnologia e conforto. “É lógico que tem o público que vai optar por um sedã porque precisa de porta-malas grande. Mas o que vai definir entre a compra de um hatch ou um três-volumes é o gosto do comprador”, diz.

Os sedãs médios respondem por 7,85% do mercado total, enquanto hatches médios ficam com 5,1%, segundo dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias.


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