Com fábricas paradas por falta de componentes, sobretudo chips, o mercado brasileiro de carros 0-km passou por um revés no mês de setembro. De acordo com o ranking da Fenabrave, a federação que reúne as concessionarias no Brasil, a queda foi de 10,2% nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves em relação a agosto.
Contudo, no acumulado do ano, a indústria mantém uma alta, mesmo com a falta de carros no mercado. A Chevrolet, por exemplo, dobrou a produção do Onix e do Onix Plus para atender demandas pendentes e tentar se reaproximar dos líderes.
Quem está aproveitando as oscilações dos rivais é o Hyundai HB20, que abriu vantagem sobre o Fiat Argo e ruma para ser o carro mais vendido do ano pela primeira vez desde que chegou em 2012. O que, certamente, a Hyundai quer para o seu hatch.
Além disso, vale destacar o desempenho do Jeep Compass no último mês. O SUV médio vendeu tanto quanto a picape Fiat Toro. Assim, os dois modelos, que são feitos na mesma fábrica da Stellantis, em Goiana (PE), ficaram empatados na segunda colocação. Compass e Toro foram, portanto, o ”top 3” de setembro com o HB20.
Top 10
A lista dos 10 carros mais vendidos de setembro mostra a reviravolta que o mercado está enfrentando. A Toyota, que em agosto estava com três modelos no ranking, entre eles os Corollas sedã e Cross, agora tem a picape Hilux como única representante. O SUV do Corolla ficou fora até mesmo da lista dos 15 modelos mais vendidos no mês.
Já a General Motors, que reabriu as fábricas e começa a se recuperar. Em comparação aos meses anteriores, quando a picape S10 foi a salvação, agora, a marca já conta com seus 3 modelos mais vendidos: Onix, Onix Plus e Tracker. Veja o ranking de setembro:
- 1 º) Hyundai HB20 – 7.147
- 2 º) Fiat Toro – 6.852
- 3 º) Jeep Compass – 6.823
- 4 º) Fiat Strada – 5.772
- 5 º) Volkswagen T-Cross – 5.733
- 6 º) Fiat Argo – 4.911
- 7 º) Fiat Mobi – 4.574
- 8 º) Hyundai Creta – 4.550
- 9 º) Jeep Renegade – 4.503
- 10 º) Toyota Hilux – 4.396
- 11 º) Chevrolet Onix – 4.311
- 12 º) Chevrolet S10 – 4.234
- 13 º) Chevrolet Tracker – 3.936
- 14 º) Chevrolet Onix Plus – 3.747
- 15 º) Honda HR-V – 3.502
Fase de recuperação
No ranking das marcas, a Fiat continua na liderança sem nenhum esforço, mesmo tendo caído no número de emplacamentos. No entanto, uma das grandes surpresas é a posição da Toyota, que estava entre os ”top 3” há três meses. Agora, a montadora japonesa caiu para 5º posição, sendo ultrapassada por General Motors e Hyundai.
Sendo assim, a GM vem em uma crescente. Com a volta das atividades, a fabricante subiu da 6º posição para a 3º no ranking. Veja:
- 1 º) Fiat – 29.038 (20,40%)
- 2 º) Volkswagen – 20.683 (14,53%)
- 3 º) General Motors – 17.983 (12,63%)
- 4 º) Hyundai – 14.523 (10,20%)
- 5 º) Toyota – 12.562 (8,82%)
- 6 º) Jeep – 11.407 (8.01%)
- 7 º) Honda – 7.685 (5,40%)
- 8 º) Renault – 5.697 (4,00%)
- 9 º) Nissan – 4.844 (3,40%)
- 10 º) Caoa Chery – 4.036 (2,84%)
No acumulado, Strada e HB20 tomam a frente
Os dados da Fenabrave mostram o mercado ainda muito volátil. Em setembro, houve recuo de 10,2%, com 142.354 unidades emplacadas entre automóveis e comerciais leves.
No acumulado até setembro de 2021, a Fiat Strada continua em posição relativamente confortável. No total, a picape acumulou 85.384 unidades. Em segundo lugar, o HB20 mantém o ritmo e aproveita os percalços dos concorrentes. Até setembro, o hatch fabricado em Piracicaba (SP) acumulou 67.146 emplacamentos.
Logo depois, vem mais modelos da Fiat. O Argo, por exemplo, que esteve entre o ”top 3” nos últimos meses, tem um total de 65.415 vendas no mesmo período. Em seguida, o Mobi tem 59.521 unidades. A picape Toro fecha p “top 5” com 54.647 emplacamentos.